Coronavírus. Foto - Divulgação/Getty Images via BBC
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, desta segunda-feira (16/8), informou que não há pacientes internados na Ala Covid da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) desde sábado (14/8). Ou seja, são três dias sem receber enfermos com a doença provocada pelo coronavírus.

2º caso da variante Delta

Por sua vez, o boletim de domingo (13/8) registrou o segundo caso da variante Delta em Itabirito. “Recebemos da SES-MG (Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais) o informe de nosso segundo caso confirmado de Covid por variante Delta. Trata-se de pessoa jovem (vamos chamá-lo de João, nome fictício), que iniciou sintomas (dor de cabeça intensa, febre, mal-estar, alteração de paladar e de olfato), os quais duraram poucos dias. Em 24 de julho, João foi atendido no Centro Covid, onde colheu PCR em 26/julho, que foi positivo. Colocado em isolamento e monitorado, evoluiu em cuidados ambulatoriais. Nova consulta na UPA, com cerca de oito dias de evolução. Raio-X na UPA mostrou pneumonia, foi tratado com antibióticos e corticoide. Não houve necessidade de internação. Ainda tem dores nas pernas”.

Segundo a Secretaria de Saúde de Itabirito, não há diferença significativa da cobertura vacinal por vacinas diferentes para a variante Delta. “O que continua causando preocupação é a duração da imunidade (que decai com poucos meses após completar o esquema), principalmente para idosos e imunocomprometidos. Uma terceira dose para essas pessoas já é reconhecida como necessária, e ainda não está disponível”, lamentou o boletim.

A eficácia de máscaras e de outras medidas preventivas (distanciamento físico, lavar as mãos, uso de álcool) é a mesma para todas as variantes. “Com a ressalva de que a variante Delta merece muito maior atenção para consistência e disciplina na prevenção”, afirmou o boletim.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda informou que “sintomas respiratórios e gripais (ex.: dor no corpo, mal-estar), mesmo leves, devem ser considerados suspeitos e precisam ser valorizados para evitarmos nova onda de casos e perdas de vidas”.

155ª morte

No mesmo boletim de domingo (13/8), foi registrada mais uma morte no município. Trata-se a 155ª perda. “Tivemos mais uma perda: uma pessoa idosa (quase 80 anos), portador de comorbidade (já estava acamado há meses), havia sido vacinado, faleceu ontem”, informou.

Atualmente, não há óbito por Covid em investigação no município itabiritense.

UPA e Santa Casa e HSVP

Itabirito tem 13.360 casos que foram confirmados da Covid, e 13.136 casos de pessoas que se recuperaram da doença. Dos recuperados, 1.241 necessitaram de internação hospitalar.

Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa de Ouro Preto, a ocupação é de 25%. Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 50% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, três são de Itabirito.

Ao todo, há cinco pacientes (com Covid) de Itabirito em UTIs (contando com os que estão em Ouro Preto e outras cidades).

Dos cinco pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, nenhum aguarda vaga de leito de UTI.

Veja mais números da Covid em Itabirito:

Arte: Prefeitura de Itabirito
Compartilhe: