UPA de Itabirito - Foto: Arquivo Radar Geral
UPA de Itabirito - Foto: Arquivo Radar Geral
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

São 106 mortes por complicações decorrentes da Covid-19 em Itabirito (Região Central de Minas). Isso porque mais um óbito foi registrado pelo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (6/5). “Tivemos outro óbito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) antes de se conseguir transferência para UTI. Trata-se de um paciente com mais de 70 anos e com comorbidades”, informou o boletim.

Há ainda mais um óbito em investigação no município.

Transferências

Segundo o boletim, “o manejo (sistema de Regulação SUS-Fácil) das vagas para UTI e enfermaria Covid no estado, que permite transferências de pacientes para qualquer cidade onde exista vaga, tornou a logística de transporte (ambulâncias de transporte de pacientes em cuidados críticos, terrestre e aéreo) um ponto de atenção: não basta a vaga, é necessário o paciente estar em condições de transporte, e o transporte estar disponível”.

Contudo ”apesar dessa maior complexidade, as transferências estão acontecendo e a fila de pessoas aguardando vagas para UTI está andando mais rápido”, salientou o boletim.

Contaminados e recuperados

Até agora, no município itabiritense, são 10.688 casos de pessoas contaminadas pela doença. Por outro lado, a cidade tem 10.262 recuperados.

Santa Casa, HSVP, UPA

Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (hospital referência para a Região dos Inconfidentes), a ocupação é de 61,54%.

Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, três são de Itabirito.

Há ainda outros sete pacientes de Itabirito em UTIs de outras cidades.

São 10 pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, um aguardando vaga para UTI, mas não intubado.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito, há três pessoas, uma aguardando vaga de UTI.

O boletim ainda informa que “a situação epidemiológica na macrorregião de Belo Horizonte é de estabilidade, não de queda: a proporção de casos novos (Rt) ainda é 0,95, e a ocupação de leitos de enfermaria e UTI caem muito lentamente.

Veja mais números da Covid-19 em Itabirito:

Arte: Prefeitura de Itabirito

Compartilhe: