A Mineração Ferro+ (do Grupo J. Mendes) e o Senai Ouro Branco são os resposáveis pelo Projeto Desenvolver – de capacitação profissional de jovens de comunidades de Congonhas (MG).
Essa empresa foi uma das patrocinadoras do Julifest 2024 de Itabirito.
A iniciativa e, Congonhas, que teve início este mês, oferece curso de manutenção mecânica de máquinas industriais, com o objetivo de preparar os participantes para o mercado de trabalho, promovendo a inclusão e o desenvolvimento social.
O curso, com duração de um ano, é destinado a jovens dos bairros Pires e Mota e abrange uma ampla gama de conteúdos. Além de técnicas de manutenção, a grade curricular inclui temas como comunicação, relações socioprofissionais, cidadania, ética, saúde e segurança no trabalho. Também são abordados conceitos de fabricação e gestão aplicados à manutenção mecânica.
Para selecionar os 20 participantes, a J. Mendes utilizou um processo criterioso, que incluiu entrevistas, dinâmicas de grupo e testes de língua portuguesa, matemática e redação. Segundo a analista de RH da empresa, Lady Anne Albuquerque, esse processo foi essencial para identificar jovens com potencial para trabalhar em equipe e desenvolver as habilidades exigidas pelo mercado.
“Após a conclusão do curso, os aprendizes terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática, dentro da própria empresa”, afirma Lady Anne. Ela acrescenta que a J. Mendes continuará acompanhando o desenvolvimento dos jovens por mais um ano, oferecendo suporte para aprimorar suas habilidades e prepará-los para futuras oportunidades, tanto na empresa quanto no mercado de trabalho.