Matéria atualizada às 23h39 de 18/02/2023 com acréscimo da fala do secretário Municipal de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Itabirito.
Itabirito (Região Central de Minas) – Motoristas dos aplicativos 99 e Garupa reclamam de restrições da Prefeitura que impedem o embarque e desembarque de passageiros em ruas que os taxistas têm acesso.
Fonte ouvida pelo Radar Geral afirma que são mais de 300 motoristas cadastrados em aplicativos no município. “Na época da pandemia, com a restrição do transporte, a gente serviu para atender a população. Mas agora nós também precisamos trabalhar”, diz.
O que os motoristas de aplicativos estão reivindicando é o acesso à Praça da Estação e à área central da Rua Belo Horizonte (nas imediações da Nutrito Agropecuária), nas mesmas condições dos taxistas. “Não queremos ficar parados nos pontos de táxis. Isso é direito dos taxistas. Queremos só ter acesso às mesmas rotas de táxis e lotações”, disse um representante dos motoristas de aplicativos.
A Prefeitura atendeu, em parte, o pedido de acesso à Rua Belo Horizonte. Ficou acordado que os carros por aplicativo terão de seguir por essa rua (perto do Epa Supermercados); na rotatória do bairro de Lourdes, eles devem entrar na estrada de terra (que futuramente será a Avenida José Farid Rahme), acessando a Nutrito Agropecuária e, depois, sair pela Rua Hélio Ferreira Bastos (da Floricultura Florisbela), atrás da Praça da Estação. Essa possibilidade não agradou à classe.
“Se o passageiro nos chamar e quiser embarcar na rodoviária velha, por exemplo, que eu consiga pegar ele lá. As interdições poderiam ser somente na área do Carnaval, como acontece com os táxis”, sugere a fonte.
Suspenso
Impossibilitados de pegar passageiros, os motoristas de aplicativos, muitas vezes, precisam cancelar as corridas. Recentemente, um cadastrado da 99 foi suspenso por 12 horas por ter cancelado três corridas.
A suspensão se deu pelo fato de ele ter sido proibido de entrar nas imediações da Praça da Estação.
“A gente não quer passageiro de taxista. O usuário tem o direito de escolher se ele quer pegar táxi ou carro por aplicativo”, afirma o entrevistado.
Outro lado
Em resposta ao Radar Geral, o secretário de Segurança e Trânsito Antônio Pataro disse: “Os aplicativos em Itabirito não são regulamentados, então não podemos permitir que eles disputem espaço com os taxistas que são licitados. Tivemos reunião com um grupo de motoristas de aplicativos e definimos algumas coisas em prol deles. Mas como não são regulamentados, não temos a relação de todos para avisar como ficou definido. Daí a revolta de alguns que não sabem o que foi decidido”.