Parcial da consulta divulgada hoje (6/12) pela Prefeitura de Itabirito. Foto - Reprodução
Compartilhe:

Mais uma prévia da consulta pública para saber se a população local quer ou não festa no Carnaval 2022 em Itabirito (Região Central de Minas) foi divulgada, nesta segunda-feira (6/12), pela Prefeitura.

Até agora (no cenário 1 da consulta), 90,8% dos votantes são contrários à folia na rua, e 74,1% (no cenário 2 da consulta) são contra a festa em local com controle de acesso e limitação de participantes.

Parcial no cenário 2. Foto – Reprodução

Ou seja, a probabilidade de não haver Carnaval em Itabirito, com festa promovida pela Prefeitura, é enorme. Tal situação já é tida como certa. “A consulta ainda está aberta, mas o ‘não’ está muito na frente”, disse a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo da Prefeitura, Junia Melillo, na sexta-feira (3/12).

A Comunicação da Prefeitura afirmou que a “iniciativa é consultiva e está sujeita à deliberação sanitária”. Isso quer dizer que a palavra final sobre a realização da festa em caso improvável de vitória do “sim” é da Secretaria Municipal de Saúde (tendo em vista que a pandemia está novamente matando em massa em países que não tiveram cobertura vacinal como está acontecendo no Brasil).

A Comunicação da Prefeitura ainda salientou: “O resultado (da consulta) vai ser, sim, considerado na tomada de decisão”.

Redes sociais

Nas redes sociais, internautas, que são favoráveis à festa, questionam o porquê de eventos informais (como as comemorações das vitórias do Atlético Mineiro) e formais (como a Carreata de Natal da Coca-Cola) puderam acontecer, e o Carnaval não pode.

No caso das comemorações dos atleticanos, trata-se de um evento informal promovido pela torcida. Sobre a Carreata da Coca-Cola, a princípio, a intenção era de não divulgar a rota (informação que acabou vazando).

“Um erro não deveria justificar outro. Quanto menos aglomeração, menor a probabilidade de as pessoas se contaminarem. É simples entender isso. Pode-se dizer que é uma questão de matemática fundamental. O importante é controlar os momentos festivos agora para que as pessoas não sejam impedidas de trabalhar amanhã. Impedir uma pessoa de trabalhar, isso sim, é muito grave”, opinou um morador de Itabirito, que pediu para não ser identificado.               

Como votar

CLIQUE AQUI para acessar o formulário on-line para votação.

Para o cidadão que não tem acesso à internet, é disponibilizado totem para votação no hall da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h. A votação vai até 9/12.

Compartilhe: