Morreu aos 83 anos, a escritora Lya Luft. A perda se deu na madrugada desta quinta-feira (30/12), em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). A informação foi confirmada por sua filha, Susana Luft.
A autora lutava há sete meses contra um melanoma, um tipo grave de câncer de pele, descoberto já com metástase. Segundo a filha, Lya morreu enquanto dormia em casa.
Entre as principais obras da escritora estão: Perdas e Ganhos (2003), O Quarto Fechado (1984), As Parceiras (1986), O Lado Fatal (1991), e obras infantis como Histórias de Bruxa Boa (2004) e Criança Pensa (2011).
Academia Rio-Grandense de Letras
Em nota, a Academia Rio-Grandense de Letras lamentou a morte. “A Academia Rio-Grandense de Letras lamenta profundamente o falecimento da escritora Lya Luft, ocorrido nesta quinta-feira. Há poucas semanas, na entrega do prêmio literário de nossa entidade, tivemos a oportunidade e outorgar a Lya o título de Escritora do Ano 2021, pelo conjunto da sua obra. Nossa homenagem chegou em tempo e alegrou seus últimos dias, servindo como singela lembrança de uma estupenda contribuição para a literatura brasileira, firmada ao longo de seis décadas da mais pura devoção à palavra escrita, nos mais diversos gêneros. Sua poesia e a agudeza com que soube capturar a essência humana jamais serão esquecidas”.
Informações da revista Quem, CNN e jornal NH.