O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a lei que cria o Programa Gás dos Brasileiros, que irá fornecer auxílio para as pessoas de baixa renda na hora de comprar o botijão de 13 kg. Pelo programa social, cada família poderá receber, a cada dois meses, o equivalente a 50% da média do preço do gás.
O gás de cozinha é um dos itens que tem mais pesado na inflação, já que, neste ano, ele teve um aumento de cerca de 30%. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço de um botijão de 13 Kg custa, em média, R$ 102,52.
Terão direito de receber o benefício, as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 550), ou que morem na mesma casa de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. Também haverá preferência de pagamento para a mulher responsável pela família.
O texto sancionado ainda precisa ser regulamentado. Não há data prevista para início do pagamento do auxílio.