Nesta sexta (12/4), o Radar Geral, com intuito de ser solidário, publicou uma matéria relatando o drama de um pai que cuida do filho doente. Esse “pai” (ou melhor, suposto pai) é um golpista de nome “Pedro Henrique Silva Castro”, de CPF 076.552.951-31 (que é também o número do PIX do enganador).
O filho dele, segundo o próprio Pedro, foi diagnosticado com um câncer na cabeça. Tudo mentira!
Via mensagem de WhatsApp, ele informou ao Radar que é morador de Ouro Preto (MG). Mas esse sujeito já aplicou o golpe até fora do estado de Minas Gerais, como Bahia e São Paulo.
Com a mentira, já enganou vários veículos de imprensa, inclusive o G1 (maior site de notícias do Brasil em acessos).
“Pedro” usa sempre o mesmo nome, mas as fotos dele e da “criança com câncer” variam. E mais: algumas vezes, é um filho com a doença. Outras, uma filha.
A imagem abaixo ao ser clicada dá acesso à matéria do G1:
Ligando para o número indicado por Pedro, um homem atendeu e afirmou ser de Santa Luzia (Grande BH) e que o WhatsApp dele teria sido clonado.
Em meio a tantas incertezas, há somente uma verdade: “Pedro” é um sujeito desonesto, estelionatário, que se aproveita de um falso problema muito sério (uma criança com câncer) para enganar.
O Radar Geral vai revisar critérios na apuração das notícias. Os pedidos de ajuda (feitos pelo site) do caso em específico foram retirados do ar. O crime será denunciado à Polícia Civil.
A equipe Radar pede desculpas a todos que se sensibilizaram.