Paralimpíadas 2024: Gabriel Araujo conquista ouro na natação 100m costas e quebra recorde das Américas
Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, é ouro em Paris - Foto: Wander Roberto/CPB
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Nessa quinta (29/8), Gabriel Araujo, o Gabrielzinho, conquistou a medalha de ouro nos 100 metros costas da classe S2, durante as competições de natação, nas Paralimpíadas Paris 2024.

O atleta brasileiro completou a prova em 1min53s67, garantindo a vitória com folga. O russo Vladimir Danilenko, que compete como atleta neutro nas Paralimpíadas, ficou com a prata ao marcar 2m01s34. O chileno Alberto Diaz fechou o pódio com o bronze, registrando o tempo de 2m01s97.

Porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, Gabriel era apontado como favorito ao ouro na prova desta quinta-feira. Líder do ranking mundial e atual campeão mundial, o nadador impôs um ritmo forte desde o início, abrindo vantagem já nos primeiros metros. Na metade da prova, Gabriel já tinha mais de três segundos de diferença em relação aos adversários, o que lhe permitiu manter a liderança com tranquilidade até o fim. Além do ouro, Gabriel estabeleceu um novo recorde das Américas.

Gabriel Araujo, que nasceu com focomelia – uma condição congênita que impede a formação normal dos braços e pernas – descobriu a natação através de um professor de Educação Física.

Com essa vitória, ele soma quatro medalhas em sua carreira paralímpica, tendo subido ao pódio três vezes em Tóquio 2021, onde conquistou dois ouros nos 200 metros livre e 50 metros costas, além de uma prata nos 100 metros costas.

Compartilhe: