Chegou uma das épocas mais aguardadas pelos consumidores e varejistas brasileiros: a Black Friday. Trata-se de uma data que já se consolidou pela importância para a economia do país, pois por um lado a população busca economizar nas compras, e, por outro, os varejistas têm a expectativa de alavancar altos volumes de vendas.
Conforme destaca Gladson Norberto da Silva, docente da Faculdade Senac de Contagem, este movimento promove uma injeção de recursos na economia a curto prazo. Além disso, “alguns consumidores aguardam esse período para realizar compras especiais, outros chegam a guardar parte do 13º salário para este evento, pois logo após temos as festas de Fim de Ano”.
Cuidado com os golpes
Gladson afirma que o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, “principalmente devido à pandemia, o que fez com que o e-commerce aumentasse consideravelmente”. Por isso, para prevenir que os consumidores caiam em golpes são necessários alguns cuidados:
– Verificar se no campo onde se digita o endereço eletrônico da loja virtual possui o cadeado de segurança;
– Conferir se após o “http” há a letra “S”, que geralmente indica ambiente seguro;
– Tomar cuidado com os links que são enviados por aplicativos de mensagens, pois grande parte dos vírus provêm deste tipo de mensagem;
– Tirar um print da tela após a compra para ter registrado todos os dados da operação;
– Se cadastrar diretamente nos sites das empresas onde se pretende efetuar a compra para receber as newsletter oficiais das promoções, pois nessa época do ano são enviados uma infinidade de links mal-intencionados.
Saber aproveitar as oportunidades
Segundo o docente, os itens de consumo diário e de higiene pessoal costumam estar com preços muito bons, “geralmente são as lojas que mais têm filas e caso você seja uma pessoa organizada pode ser interessante comprar para consumo a longo prazo”.
O professor Gladson informa que é relevante também fazer um uso consciente do cartão de crédito neste período. “Esse tipo de operação financeira tem imensa facilidade e comodidade, e também a chance de acumular milhas, o que é ótimo! Porém é necessário disciplina: jamais atrase qualquer parcela, os juros são altos e podem fazer com que você se endivide a longo prazo”. O docente salienta, para quem quiser fazer as compras da Black Friday com cartão de crédito, que “o ideal é sempre pagar a fatura à vista, jamais optar pelo pagamento mínimo, e evitar ao máximo dividir as contas em prestações a perder de vista”.
Veja também algumas dicas do Procon MG alertando sobre as principais armadilhas da Black Friday (CLIQUE AQUI).