Nesta sexta (28/3), o governo de Minas Gerais publicou o edital de concessão rodoviária da BR-356, no lote denominado Via Liberdade.
Segundo o Jornal O Tempo, o projeto prevê a implantação de quatro praças de pedágio e tem como principal objetivo a duplicação total da rodovia, além de melhorias nos trechos que conectam a MG-329, em Rio Casca, à BR-040, em Nova Lima, passando pela MG-262.
A cobrança do pedágio só terá início no segundo ano de concessão, após a entrega das intervenções programadas para o primeiro ano do contrato. O modelo adotado será o free flow, sistema sem cancelas, permitindo que os motoristas paguem a tarifa em até 30 dias após a passagem pelos pórticos de cobrança.
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O custo estimado da concessão é de R$ 6 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões virão do acordo de compensação pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em 2015. O projeto prevê R$ 2,5 bilhões em obras de infraestrutura, incluindo:
– Duplicação de 67 km da BR-356;
– Implantação de 39 km de faixas adicionais na MG-262 e MG-329;
– Readequação de acostamentos e correções de curvas;
– Construção de contornos viários, acessos e passarelas.
Embora seja uma rodovia federal, um acordo entre o governo de Minas e a União permitiu a transferência da gestão do trecho para a administração estadual. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), a iniciativa está alinhada às medidas de reparação dos impactos causados pelo desastre de Mariana.