A EPR Via Mineira, concessionária que administra o trecho da BR-040 que passa por Itabirito (MG), respondeu em nota a denúncia feita ao Radar Geral por moradores de Ribeirão do Eixo, localidade itabiritense.
Nessa denúncia, populares flagraram, em 9/10, um caminhão da “Guaraná Diesel (GD) Serviços – Engenharia e Transportes” descartando lixo em local inadequado. Esta empresa é terceirizada e é responsável pela conservação da 040.
Tal local, que fica em Ribeirão, é uma espécie de “minilixão”, obviamente irregular, perto do antigo Viaduto das Almas, nas proximidades da BR-040.
Lixos de diversos tipos são lançados há anos no local, na maioria das vezes, em surdina.
LEIA A RESPOSTA DA EPR VIA MINEIRA NA ÍNTEGRA:
“A EPR Via Mineira informa que, imediatamente após tomar conhecimento da denúncia, abriu uma investigação interna para apurar os fatos e assegurar o cumprimento rigoroso das normas ambientais e de descarte de resíduos.
Todo o material eventualmente destinado de forma incorreta, mesmo que de forma provisória, mas ainda sim irregular, foi recolhido e destinado de forma correta pela EPR.
A empresa terceirizada e seus colaboradores, responsável pela coleta e descarte, foram advertidos e notificados.
A EPR Via Mineira reafirma seu compromisso com as normas ambientais e com as comunidades lindeiras, zelando pela preservação do meio ambiente e o cumprimento da legislação.“
LEIA MATÉRIA ANTERIOR A RESPEITO DO ASSUNTO:
Itabirito: empresa de conservação da BR-040 descarta lixo em local inadequado e irrita Ribeirão do Eixo