Nesta segunda-feira (29/7), a EPR Via Mineira, nova concessionária responsável pelo trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, apresentou o cronograma das intervenções para a via. A EPR assumirá a gestão dos 232 km da rodovia pelos próximos 30 anos, substituindo a Via-040.
Segundo o Jornal Estado de Minas, “a primeira grande intervenção da nova concessionária será a melhoria de 17,4 km entre Congonhas e trevo de Itabirito/Ouro Preto. As obras envolvem a duplicação de 9,74 km, construção de 3,23 km de vias marginais, uma passarela e um trevo. As melhorias devem ser entregues no terceiro ano de contrato”.
Até o sétimo ano de concessão, estão previstos, ao todo, 164 km de duplicação, 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, 33 dispositivos de interconexões (trevos e alças de acesso) e 8 passarelas. Também está prevista a construção de um ponto de parada para caminhoneiros, cuja localização ainda será definida.
Segundo o diretor executivo da EPR Via Mineira, Erick Almeida, ao Estado de Minas, o início das obras apenas no segundo ano de concessão é necessário para cumprir os trâmites burocráticos. “Temos dois anos para obter as licenças ambientais e finalizar a elaboração e a certificação dos projetos junto às agências reguladoras”, explicou.
Os investimentos e serviços operacionais ao longo dos 30 anos de contrato somarão R$ 8,7 bilhões, dos quais R$ 3,5 bilhões serão aplicados nos primeiros sete anos.
Matéria feita a partir de texto do Jornal Estado de Minas.