Nesta quarta (6/3), o padre Edmar José da Silva foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A nomeação foi feita pelo Papa Francisco e teve destaque na imprensa mineira.
Edmar foi um dos párocos mais populares da história recente de Itabirito. Atuou na Paróquia de São Sebastião por cerca de cinco anos (até 2020). No município itabiritense, suas ações contavam com grande participação dos fiéis. Nessa época, igrejas (como em Acuruí) foram reformadas tendo Edmar à frente dos trabalhos.
A nomeação
Sacerdote na Arquidiocese de Mariana, Edmar foi nomeado após pedido do arcebispo de BH, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. “O Santo Padre, sensível às necessidades da Igreja Particular de Belo Horizonte, fortalece ainda mais os nossos trabalhos de evangelização, nomeando monsenhor Edmar José da Silva para a missão de bispo auxiliar”, disse Dom Walmor.
O agora bispo Edmar comemorou em nota: “Quero expressar a minha eterna gratidão a Deus por me confiar mais esta missão eclesial, desta vez nesta querida e respeitada Igreja Particular. Deus me surpreendeu com este novo e desafiante encargo eclesial. Respondi SIM com alegria e temor, confiando na Sua graça e na força de uma Igreja sinodal, marcada pela corresponsabilidade evangelizadora”.
Entre os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte estão também Dom Joaquim Giovani Mol, Dom Nivaldo dos Santos Ferreira, Dom Júlio César Moreira e Dom Joel Maria dos Santos.
Mais sobre Edmar
Natural de Alto Rio Doce (MG), Edmar foi ordenado padre no dia 19 de abril de 2001. Atualmente, é pároco de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), é reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição (também em Ouro Preto), presidente do Museu Aleijadinho e diretor-geral (e professor) da Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida.