O Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, Dom Edmar José dos Silva, lança na próxima segunda (7/4), às 19h30, o livro “Provocações Existenciais: A Vida Tem Sentido?” publicado pela Editora Paulinas.
Segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, o evento será realizado no Salão do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na capital mineira.
A obra reúne textos escritos durante a pandemia de Covid-19, abordando questões como a morte, a saudade, o perdão, o silêncio e o amor. Com uma linguagem acessível, mas instigante, o livro busca auxiliar os leitores na reflexão sobre a própria existência, inspirando novos modos de pensar.
Para embasar suas reflexões, Dom Edmar recorre a filósofos clássicos e contemporâneos, além de teólogos e poetas. “O livro busca promover uma autocompreensão e melhorar a percepção sobre a própria vida. Assim, a existência fica mais leve”, afirma o autor.
SOBRE DOM EDMAR
Natural de Alto Rio Doce (na região da Zona da Mata em Minas Gerais), Dom Edmar José dos Silva nasceu em 19 de abril de 1975 e foi ordenado sacerdote em 2001. Nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco, recebeu a ordenação episcopal em 11 de maio de 2024.
Com formação em Filosofia e Teologia, especializou-se em Filosofia Moderna e Metodologia do Ensino Superior. Antes de assumir o atual cargo, atuou na Arquidiocese de Mariana, Dom Edmar foi Pároco da Paróquia de São Sebastião, em Itabirito (MG) e da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), Reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, presidente do Museu Aleijadinho, Diretor-geral e professor da Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida, representante arquidiocesano dos presbíteros e coordenador arquidiocesano de pastoral da Arquidiocese de Mariana.