Itabirito (Região Central de Minas) – A operação Corredor Seguro, desenvolvida pela Guarda Civil Municipal (GM), tem surtido efeito. Um exemplo disso se deu nesta sexta-feira (25/6), por volta das 18h, quando um homem, identificado como Carlos (35 anos), foi preso após furtar dois celulares da marca Samsung na Loja Americanas, Centro da cidade.
Funcionários da loja abordaram uma viatura da GM, que estava passando em frente ao estabelecimento, e relataram o ocorrido.
Começou-se então uma varredura com objetivo de encontrar o “suspeito”, tendo como base as características relatadas pelos funcionários.
O sujeito foi preso pela GM na área central de Itabirito, após ser visto pelos guardas tentando se livrar dos aparelhos, jogando-os dentro de uma oficina mecânica e, depois, andando discretamente (como se nada tivesse acontecido).
“Honestos trabalhadores comprando”
Segundo a GM, furtos feitos por homens uniformizados têm acontecido no comércio de Itabirito. O objetivo de se usar a vestimenta é dar a impressão de que se trata de um trabalhador interessado em (apenas) comprar. No caso específico, o uniforme ajudou na identificação.
Não se sabe se o “suspeito” de fato é trabalhador. Ele não é morador de Itabirito, é natural de Belo Horizonte e tem passagens por roubo e receptação. O detido afirmou que é empregado da empresa Tecnosonda – de Mariana (MG).
Carlos está neste momento na Delegacia de Ouro Preto, onde responderá por seu ato.
Corredor Seguro
Há alguns dias, a GM tem sido ainda mais vista em Itabirito por meio da operação Corredor Seguro.
Guardas ficam em locais estratégicos, como nas praças 1º de Maio, da Bandeira, Doutor Guilherme e no Largo do Banco do Brasil. A atuação se dá com mais veemência nos fins de tardes (quando os furtos e os roubos são mais comuns) e nas manhãs de sábado.
Uma viatura da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) patrulha os bairros Praia e Centro, e ainda há o patrulhamento a pé. “Minha intenção é que esse trabalho seja contínuo e até ampliado”, disse a comandante da GM, Fernanda Brito.