
A Associação Cultural Coral Canarinhos de Itabirito (ACCCI) promove, na próxima quinta (25/6), às 19h, o III Encontro de Corais.
O evento será realizado no Cine Teatro Liz Bastos e contará com a participação do Coral Cantus Firmus, de Brasília (DF), além da Orquestra Jovem de Ouro Preto. A entrada é gratuita.
Integrando a programação comemorativa pelos 53 anos dos Canarinhos de Itabirito, o encontro tem como objetivo promover o intercâmbio artístico entre instituições reconhecidas pelo trabalho desenvolvido na formação musical e no canto coral.
As comemorações pelos 53 anos dos Canarinhos de Itabirito terão continuidade no segundo semestre. No dia 25/8, a instituição receberá o Neuer Kammerchor, da Alemanha, em mais uma ação de intercâmbio internacional.

CONHEÇA MAIS DO CORAL CANTUS FIRMUS
Fundado em 1992 pela maestrina Isabela Sekeff, o Coral Cantus Firmus é referência no cenário coral brasileiro. O grupo já participou de importantes festivais e encontros no Brasil e no exterior, conquistando duas medalhas de ouro no X World Choir Games, realizado na África do Sul, em 2018.
A presença do coral em Itabirito é resultado de uma parceria iniciada em 2023, durante as comemorações dos 50 anos dos Canarinhos. Na ocasião, o grupo itabiritense esteve em Brasília para uma série de apresentações, quando estabeleceu contato com a maestrina Isabela Sekeff. Agora, três anos depois, o reencontro acontece em Minas Gerais.
PATRIMÔNIO DE ITABIRITO
Representando Itabirito, os Canarinhos apresentarão parte do trabalho desenvolvido pela entidade fundada em 1973 pelo padre Francisco Xavier Gomes e reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Itabirito.
Atualmente, a instituição atende gratuitamente cerca de 300 crianças e adolescentes em cinco polos de ensino musical, oferecendo formação em canto coral, instrumentos musicais e atividades artístico-pedagógicas.
A programação contará ainda com a participação especial da Orquestra Jovem de Ouro Preto.
“Receber o Cantus Firmus em Itabirito é motivo de grande alegria. Este encontro nasceu de uma relação construída durante as comemorações dos nossos 50 anos e agora se concretiza em nossa cidade. Além de proporcionar uma experiência artística significativa para nossos coralistas, é também uma oportunidade para que o público conheça diferentes propostas musicais e acompanhe de perto o trabalho desenvolvido por instituições que têm a formação humana e artística como parte de sua missão”, disse o maestro Éric Lana, diretor artístico dos Canarinhos de Itabirito.








