A Brigada Municipal de Itabirito (município da Região Central de Minas) comemora 22 anos de existência hoje (8/5/2021).
A corporação é uma referência não somente no município, mas também na Região dos Inconfidentes. Seja para salvar maritacas presas em linhas de pipa ou para tirar das ferragens vítimas de acidentes automobilísticos, a frase que se ouve pelos quatro cantos de Itabirito é: “chama a Brigada!”.
Somente no ano passado, foram exatas 2.225 ocorrências atendidas pela corporação.
“É com imenso prazer que venho agradecer aos ‘combatentes do fogo’ pela dedicação e amor ao próximo. Atender a mais de duas mil ocorrências por ano é mais que trabalho. É responsabilidade. É honrar o dom que Deus nos concedeu. Muito obrigado a todos que estão e que passaram pela Brigada Municipal, seja na função de comando ou de combatente. Juntos estamos construindo uma história benéfica para os cidadãos de Itabirito. Aproveito o ensejo para parabenizar a todas as mães de nossa querida cidade (pelo Dia das Mães neste domingo 9/5)”, disse o sargento Edivandro, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coordenador adjunto da Brigada Municipal.
Surgimento
A Brigada Municipal surgiu em 1999 e foi idealizada a partir do sonho de integrantes da ONG União Ambientalista de Itabirito. No começo, seus membros eram voluntários, e a corporação foi criada, a princípio, somente para apagar focos de incêndio.
Até julho de 2020, a denominação era Bombeiro Municipal. Ao se tornar Brigada, seus combatentes passaram a ser considerados, oficialmente, força auxiliar do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (inclusive com a presença de militares coordenando os trabalhos em Itabirito).
A Brigada, ao logo dos anos, conquistou uma infraestrutura que é exemplo para corporações similares de outras cidades mineiras com cerca de 50 mil habitantes e sem bombeiros militares.
“A criação das brigadas municipais segue o plano de comando do Corpo de Bombeiros, que alinhado com a gestão estratégica do governo estadual, torna possível que esse tipo de ação integrada promova a ampliação de interfaces da segurança pública especialmente em pequenos municípios”, informou o site oficial dos bombeiros militares em julho de 2020.
A primeira brigada municipal de Minas Gerais foi oficializada, por meio de convênio, na cidade de Astolfo Dutra, em 29 de maio do ano passado. Por sua vez, Itabirito foi a segunda cidade a contar com uma brigada oficialmente reconhecida.