Mais duas mortes de moradores de Itabirito foram registradas, nas últimas 24 horas, pelo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (7/5). Agora, ao todo, são 108 perdas por complicações decorrentes da Covid-19 no município. Apesar disso, a Prefeitura informou que a fila de pacientes à espera por leitos de UTI chegou a ser zerada (por algumas horas) nesta quinta-feira (6/5). “A melhor notícia é redução da fila de pacientes aguardando vaga em UTI (que chegou a ser zerada ontem), a pior notícia é termos tido dois óbitos nas últimas 24 horas, de pacientes que estavam em UTIs de outras cidades”, informou o boletim.
Há ainda mais um óbito em investigação, em Itabirito.
Comparação da letalidade
Segundo o boletim, a porcentagem da letalidade em Itabirito da Covid-19 fica abaixo de Ouro Preto e acima de Mariana. De acordo com o site a Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), a letalidade é calculada dividindo o número de óbitos pelo número de casos da doença.
Itabirito tem 10.782 casos confirmados e 108 mortes. Portanto a taxa de letalidade itabiritense é de 0,99%. Ouro Preto, município de maior letalidade, tem 4.255 casos e 91 mortes. Ou seja, letalidade de 2,1%. Mariana, com 10.763 casos, tem 72 mortes, e taxa de letalidade de 0,67%. Os dados são de 7/5.
O boletim ainda fez a comparação com a capital, o estado e o país. O Brasil, com 15 milhões de casos e 417 mil mortes, tem taxa de letalidade de 2,78%. Minas Gerais, com 1,4 milhão de casos e 35.165 mortes, tem letalidade de 2,51%. Por fim, Belo Horizonte, com 183.823 de casos e 4.473 de mortes, apresenta letalidade de 2,43%.
Recuperados em Itabirito
Segundo o boletim, o município itabirito tem 10.401 casos de pessoas que se recuperaram da Covid.
Santa Casa, HSVP, UPA
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (hospital referência para a Região dos Inconfidentes), a ocupação é de 66,67%.
Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, três são de Itabirito.
Há outros oito pacientes de Itabirito em UTIs de outras cidades.
São oito pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, nenhum aguardando UTI.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito, há duas pessoas. Uma aguardando vaga de enfermaria e outra, não intubada, mas necessitando de UTI.
Em Itabirito, assim como em toda Minas Gerais, a curva da incidência está em queda (…). Casos de sintomáticos respiratórios atendidos na UPA (de Itabirito) por dia está em ritmo bem mais tranquilo. O cenário é de melhora em todo estado, com tendência a queda lenta na Região Metropolitana de Belo Horizonte e microrregião de Ouro Preto, Mariana e Itabirito”, concluiu o boletim de Itabirito.