Itabirito: mais uma morte por Covid. Foto - Romeu Arcanjo - Minuto Mais - Arquivo
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Mais uma morte foi registrada pelo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado (1º/5), Dia do Trabalhador, em Itabirito (Região Central de Minas). Contudo, desta vez, o boletim não trouxe nenhum detalhe a respeito do óbito. Agora, ao todo, são 103 perdas por complicações decorrentes da Covid-19 no município. Há ainda mais um óbito em investigação.

Com o frio intenso previsto para o período, o boletim faz um alerta: “A chegada do frio aumenta a frequência de sintomas respiratórios (com o ar frio e seco, nariz escorre, aparecem mais bronquites e asma, aumentam sintomas gripais), e também aumenta a permanência em ambientes fechados (diminui ventilação, por janelas e portas fechadas). Esses fatores exigirão mais atenção para distinguir sintomas causados pelo ar frio, viroses respiratórias diversas, e Covid, e poderá aparecer nos indicadores como aumento de número de sintomáticos respiratórios. Durante a última noite (30/4), apenas quatro pessoas procuraram a UPA por sintomas respiratórios: podemos esperar aumento de demanda por consultas, testes e monitoramentos”.

Contaminados x recuperados

Até agora, no município itabiritense, são 10.564 casos de pessoas contaminadas pela doença. Por outro lado, a cidade tem 10.186 recuperados de acordo com a arte do boletim. Este número (de recuperados) é diferente do texto do boletim (10.156).

“Grande número de confirmados demora a ser dado como ‘recuperados’, pois é necessário ter certeza de que não foram internados em outras cidades ou não faleceram. Todos os casos que não têm história de internação nem de óbito são considerados ‘recuperados’ após 90 dias, quando os casos são encerrados”, informou o boletim de Itabirito.

Santa Casa, HSVP, UPA

Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (hospital referência para a Região dos Inconfidentes), a ocupação é de 46,15%.

Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, três são de Itabirito.

Dos oito pacientes com Covid internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, um necessita de oxigênio a 100%, nenhum intubado.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Itabirito, há quatro pacientes na Ala Covid, dos quais três estão intubados, um em uso de oxigênio por máscara facial. Todos os três estão aguardando vaga para CTI.

Belo Horizonte

Segundo o boletim, a incidência em BH está estável, por volta de 420 casos novos para cada 100 mil habitantes. Em Itabirito, hoje a incidência é de 79,3, ou seja, cerca de cinco vezes menor. Já o Rt (número de casos novos por infectado) de BH tem tido pequenas oscilações, mantendo-se entre 0,9 e 1,1.

Para a Secretaria de Saúde de Itabirito, isso significa que a curva pandêmica na macrorregião não está caindo ou cai muito lentamente. Além disso, a ocupação de UTI ainda é alta, e ainda há fila de espera por vagas de UTI. “Associando-se todos os indicadores, a transição da macrorregião para onda amarela, esperada para dentro de uma semana, na verdade poderá demorar um pouco mais. É provável que a microrregião (Itabirito, Ouro Preto e Mariana) atinja indicadores compatíveis com onda amarela antes de Belo Horizonte, exceto pela taxa de ocupação de UTI, que na Santa Casa de Ouro Preto continua em 100%”, informou o boletim.

Volta às aulas

O boletim fez uma declaração sobre a volta das atividades escolares presenciais. “Retorno presencial às aulas será tema em foco, e seria ideal se houvesse consenso entre os municípios da micro sobre o momento e sobre a operacionalização dos protocolos, que incluem transporte escolar”, alertou o boletim.

Veja mais números da Covid-19 em Itabirito:

Arte: Prefeitura de Itabirito
Compartilhe: