Já são 97 mortes ao todo por complicações decorrentes da Covid-19 em Itabirito (Região Central de Minas). Isso porque, nesta segunda-feira (19/4), foi registrada no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde mais uma perda. “Um novo óbito no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito: entre a internação e o óbito passaram-se apenas 3 dias. Não é uma regra, e acontece de haver evolução com piora muito rápida”, informou o boletim.
Santa Casa, UPA e HSVP
Nos leitos Covid de enfermaria da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (hospital referência para a Região dos Inconfidentes), a ocupação é de 23,08%.
Já nos leitos Covid de UTI do mesmo hospital ouro-pretano, há 100% de ocupação. Dos pacientes internados nessa UTI, três são de Itabirito.
Dos 14 pacientes no HSVP, não há nenhum grave. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Itabirito, há três pacientes na Ala Covid, dois aguardando vaga para UTI (nenhum intubado), e um caso leve em observação.
O boletim salientou: “A incidência (número de casos novos: 12 casos nas últimas 48 horas) pode estar artificialmente baixa, embora de fato se note grande diminuição no número de casos de sintomáticos respiratórios buscando consultas. Cabe monitorar para termos mais segurança quanto à tendência da nossa curva”.
Em tempo: há um óbito em investigação no município itabiritense.