Padre Ramiro José Gregório (em primeiro plano), professor Ricardo Francisco e alunos da EE Professor Tibúrcio. Foto - Arquivo pessoal
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Morreu neste sábado (17/4), em São João del-Rei, o padre Ramiro José Gregório. Ele tinha 76 anos e era nascido em Itabirito (Região Central de Minas).

“O sacerdote vinha se tratando após ser diagnosticado com Covid-19. Segundo os médicos, ele já se encontrava curado do vírus e estava em processo de recuperação da doença”, informou a Diocese de São João del-Rei.

Padre Ramiro, em São João del-Rei. Foto – Diocese de São João del-Rei

O padre era responsável pela Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, também conhecida como Matriz de Nossa Senhora do Pilar – a sede da Diocese de São João del-Rei. Era responsável também pelo Museu de Arte Sacra, que fica na mesma cidade.  

Carinho por Itabirito

Além de nascido em Itabirito, o padre era um amigo do povo itabritense. “Como professor de História, em atividades extraclasse, eu e os alunos da Escola Estadual Professor Tibúrcio, desde 1999, visitávamos cidades históricas, como São João del-Rei e Tiradentes. Em São João, éramos sempre muito bem recebidos pelo padre Ramiro, que dava uma aula de cerca de 4h falando, entre outras coisas, sobre o toque do sino de São João del-Rei. Ele gostava muito de crianças e de música. Convidou várias vezes a escola de Itabirito para participar da Semana Santa em São João”, disse o professor aposentado, de Itabirito, Ricardo Francisco, amigo do padre.

O religioso Ramiro fez sua ordenação em 1979, na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, em Itabirito. A celebração foi feita pelo saudoso padre Francisco Xavier, fundador do Coral Canarinhos de Itabirito. “Participei dessa ordenação, aos 15 anos de idade, como membro da Corporação Musical Santa Cecília”, relatou o professor Ricardo.

Inclusive Ramiro era filho do saudoso José Gregório, que por anos foi maestro da corporação musical citada. Na infância e na juventude, Ramiro viveu no bairro Saudade, em uma casa onde hoje fica o Laboratório Souza Assunção.  

Luto na escola

Por causa da perda, a Diocese de São João del-Rei está de luto, bem como a Escola Professor Tibúrcio. O padre tinha consideração não somente pelos alunos, mas também pela direção e professores da instituição de ensino.

Segundo a diocese, o velório foi neste sábado às 14h, na catedral. “Será feita a organização na entrada para que familiares, amigos e pessoas próximas possam participar, evitando aglomeração, tumulto e mantendo as medidas de higiene necessárias”, informou a diocese, antes do evento, por meio do site oficial.     

Ainda segundo a diocese, a celebração da missa de corpo presente foi presidida pelo bispo diocesano, dom José Eudes Campos do Nascimento, e concelebrada pelo clero.

O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Catedral de Nossa Senhora do Pilar. Após a missa, o corpo foi encaminhado para o Cemitério das Irmandades, onde se deu o sepultamento. Por causa da pandemia, não houve cortejo.

“Que o Senhor Ressuscitado, aquele que venceu a morte, o receba no céu, junto à Mãe de Jesus, a virgem do Pilar”, desejou a diocese.

Lembranças da escola de Itabirito com padre Ramiro:

Adicionada informação à matéria às 19h13 de 17-4-2021.

Compartilhe: