São 10.002 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo coronavírus, e 9.878 recuperados. São números de Itabirito (na Região Central de Minas) que constam no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta segunda-feira (12/4).
Segundo dados do dia 9/4, a taxa de letalidade média do país estava em 2,59%. Atualmente, em Itabirito, essa taxa é de 0,89%. “Se nossa taxa de letalidade fosse igual à média nacional, teríamos 256 mortos por Covid em Itabirito”, informou o boletim na época.
Mortes
Voltando ao boletim mais recente, não houve registro de novas mortes por complicações decorrentes da Covid-19 no município itabiritense nesta segunda (12/4). Contudo duas mortes foram acrescentadas no boletim de ontem (11/4). Até agora, são 89 óbitos desde que a pandemia começou.
“Dois óbitos: um paciente que estava em UTI de Ouro Preto, e uma senhora em UTI em Belo Horizonte. As perdas ainda são muitas em função do número de pessoas que teve quadros graves nesta segunda onda, cujo pico parece ‘ter passado’ na nossa Macrorregião”, informou o boletim de Itabirito, de 11/4, referindo-se à melhora da situação.
Ainda de acordo com o boletim desta segunda-feira, ainda há dois óbitos em investigação em Itabirito.
“Mantém-se queda de demanda de atendimentos para sintomáticos respiratórios. A tendência é de melhora lenta da curva em toda Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH)”, informou o boletim desta segunda-feira.
UPA, HSVP e Santa Casa
Na Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, há 61,54% de ocupação dos leitos Covid de enfermaria, e 100% de ocupação dos leitos Covid de UTI. Dos pacientes internados na UTI dessa Santa Casa, seis são de Itabirito.
Dos 16 pacientes no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Itabirito, nenhum está em estado grave.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Itabirito, há sete pacientes na Ala Covid, três aguardando UTI (dois intubados).