A Prefeitura de Itabirito e a Sociedade Beneficente São Camilo, gestora do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), assinaram hoje (9/5), o protocolo de intenções para viabilizar a estrutura que permitirá a implantação do Centro Municipal de Hemodiálise. A informação é da própria Prefeitura.
“O Município compromete-se a aportar recursos para a construção do espaço no hospital, que abarcará 20 cadeiras, e também a apoiar a aquisição de equipamentos”, informou a administração.
No Gabinete de Governo, autoridades da Prefeitura e do HSVP assinaram o documento que representa um marco oficial para o início dos trabalhos.
IMAGENS DE REUNIÃO QUE SELOU O ACORDO – CRÉDITO: PREFEITURA DE ITABIRITO


O novo serviço (um anseio de anos de Itabirito) tende a ser implantado a exemplo de como foi feito com a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no ano de 2023. “Não vi igual atuação em prol da saúde de uma população como a realizada pela Prefeitura de Itabirito”, disse o Padre Justino Scatolin, superintendente-geral da rede de hospitais da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) no Brasil.
“A demanda pelo serviço de hemodiálise esteve sempre no nosso radar. A rede de saúde pública da nossa cidade é uma referência, mas nossa vontade de fazer cada vez mais pelas pessoas nos motiva a melhorar. Aqueles que mais precisam de atenção merecem o conforto de ter acesso ao tratamento mais perto de casa”, afirmou o prefeito Elio da Mata.
Para que a iniciativa tenha continuidade, a Sociedade Beneficente São Camilo deve apresentar documentos como análise de viabilidade, enquanto a Câmara Municipal deve aprovar projeto de lei que autorize a operação financeira necessária.