Fogo, mais uma vez, no bairro Boa Viagem. Foto enviada por popular
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

De três a quatro horas depois de ter sido, aparentemente, apagado um incêndio, neste domingo (14), no anexo do antigo Quartel da PM, em Itabirito (Região Central de Minas), bairro Boa Viagem, o fogo voltou a destruir o local na madrugada de segunda-feira (15). Desta vez, não foi no anexo, e sim no próprio antigo quartel.

Não se sabe se o fogo foi criminoso. Segundo o coordenador auxiliar da Brigada Municipal, sargento militar Leandro César, não se sabe também se é o mesmo incêndio ou se trata de um novo. “Trabalhamos com a hipótese de novo incêndio. Só a perícia poderá dar uma resposta definitiva”, disse.

De acordo com um popular, o prédio estava abandonado pela Prefeitura. “Fiação elétrica completamente exposta na varanda. ‘Mais de um metro’ de fezes de pombos. Descaso total com nossos prédios históricos”, opinou ele.

Informação extraoficial vinda de servidores da Prefeitura de Itabirito afirma que o prédio não pertence ao Município, e sim ao Estado de Minas Gerais. “Mesmo que isso seja verdade. O prédio é tombado pelo Município. Com isso, pressupõe-se que a Prefeitura tenha certa autonomia sobre a construção”, disse um conhecedor do patrimônio histórico de Itabirito, que não quis se identificar.

O prédio, inclusive, passou por uma intervenção há anos anos feita pela Prefeitura.

O Radar Geral tenta conseguir retorno de órgãos competentes do Governo do Estado de Minas Gerais para esclarecer a respeito do assunto. Aguarda também uma posição oficial da Prefeitura.

Equipes da Brigada Municipal de Itabirito e do Corpo de Bombeiros Militar de Ouro Preto atuaram no local do incêndio. As chamas já foram contidas.

Prédio tombado   

O prédio atingido pelas chamas era a antiga “Casa de Câmara e Cadeia”. As duas foram construídas entre os séculos 18 e 19.

Na noite deste domingo (14), foi atingida a parte em que era a cadeia. Horas depois, já na madrugada de segunda-feira (15), foi destruída a antiga Casa de Câmara.   

Em Minas Gerais, a associação das duas repartições públicas era comum na época.  

Matéria atualizada às 10h19 de 15-03-2021.

Compartilhe:

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.