A 19ª edição da Feira do Livro movimentou Itabirito (MG) entre os dias 10 e 13 de abril, reunindo literatura, cinema e atividades culturais no Complexo Turístico da Estação e no Cine Teatro Liz Bastos.
Promovido pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo, o evento foi organizado pela Biblioteca Pública Professor Diaulas de Azevedo, dentro do Programa de Incentivo à Leitura. Neste ano, os quadrinhos foram o tema central da programação.

Com uma agenda diversificada, a feira ofereceu contação de histórias, bate-papos com autores locais, lançamentos de livros, oficinas, apresentações teatrais e sessões de “cine-livro” — incluindo a exibição de produções como Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar 2025.
A edição 2025 apresentou ao público opções na tela do Cine Teatro Liz Bastos. Além do premiado Ainda Estou aqui, foram projetados também os filmes Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Lições e a animação Flow. O espaço ficou repleto de pessoas que aproveitaram a oportunidade para reviver o cinema em Itabirito.
“Este projeto nos ajudou a resgatar a tradição do cinema em nossa cidade. Aliar a Feira do Livro à exibição dos filmes nos remeteu a um passado fantástico, aliando assim a leitura, a cultura, a história, a cultura como um todo. Esse é o diferencial deste evento porque nos permite ressaltar tudo que Itabirito tem de bom”, destacou a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Junia Melillo.
Ao longo dos quatro dias, a feira também promoveu encontros entre escritores da cidade, além de uma tarde de autógrafos no domingo. Outro destaque foi a participação de alunos das redes municipal, estadual e particular, que contribuíram com apresentações culturais marcadas por cores, sons e identidade local.
O encerramento, no dia 13 de abril, foi marcado por dois momentos importantes: a inauguração da Sala de Inclusão Digital Newton Cavallieri e a entrega da Medalha de Incentivo à Leitura e Produção Literária Desembargador Alyrio Cavallieri. A homenagem reconheceu personalidades que contribuíram para a promoção da leitura e da literatura em Itabirito, como Edite Lemos e Newton Cavallieri — ambos homenageados postumamente, com familiares presentes na cerimônia.

“Mais um ano de Feira do Livro e de grandes realizações neste evento tão tradicional e esperado pelos itabiritenses. A biblioteca remodelada e visitada por tantos estudantes, escritores, jornalistas, amantes da leitura; o salão dos ferroviários repleto de bons livros à disposição do público; bate-papos com autores itabiritenses; contação de histórias, entre tantas outras atrações enriqueceram este evento coroado com esta homenagem às famílias Cavallieri e Lemos que tanto fizeram por nosso município.”, finalizou o prefeito Elio da Mata.
