Segundo a Prefeitura itabiritense, o boletim epidemiológico de ontem, quinta-feira (4), deveria ter registrado a 50ª morte por complicações da Covid-19 em Itabirito (na Região Central de Minas). Sendo assim, a morte de Dona Nenzinha (mãe do ex-vereador Tião Cabeção) foi, na verdade, o 51º óbito no município, e não o 50º, como anunciado pelo Radar Geral.
Todavia o boletim desta sexta-feira (5) ainda não trouxe informações, especificamente, a respeito da 50ª perda. Ou seja, o boletim foi da 49ª morte para a 51ª.
“O 51º óbito foi uma senhora idosa, com mais de 85 anos e diversas comorbidades. Estava em UTI de serviço privado.”, informou o boletim, referindo-se à dona Nenzinha, contudo, sem citar o nome dela (a Prefeitura nunca informa nomes de pacientes).
Estabilidade
De acordo com o boletim, “há um cenário em Belo Horizonte sugerindo estabilidade (sem aumento explosivo). A se manter essa tendência, não haverá ‘progressão’ para ‘Onda Roxa’ na Macrorregião”, informou.
Entretanto esta interpretação difere do que foi decidido, hoje (6), na capital: BH volta a fechar comércio por causa da Covid-19, noticiou a imprensa mineira.
Ainda segundo o boletim de Itabirito, “os dados de hoje (5/3) até 8/3 serão fundamentais para se ter percepção sobre qual é a tendência”.
“Em Itabirito, observa-se discreto aumento de busca por consultas e testagens, mas sem aumento de fato na incidência nem sequer na pressão por internações”, informou.
Apesar disso, “preparativos para possível piora da demanda por atendimentos continuam sendo feitos”, salientou o boletim.
Ouro Preto
Nos “leitos Covid” da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (uma referência para Itabirito), a situação é a seguinte: 71,42% de ocupação das vagas de enfermaria, e 100% de ocupação nas vagas de UTI. Tal situação fez a Prefeitura ouro-pretana estabelecer o toque de recolher a partir de segunda-feira (8).
Dos pacientes internados em Ouro Preto, há dois de Itabirito em UTI, e não há paciente itabiritense na enfermaria.
Há um paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito aguardando transferência para enfermaria.
Veja números da Covid na arte, a seguir, do boletim epidemiológico de Itabirito:
Matéria atualizada às 3h40, de 6-3-2021.