Em Formiga (no Centro-Oeste de Minas), uma jararaca entrou numa residência da Rua Vereador José Veloso, bairro Bela Vista, e mobilizou uma equipe do Corpo de Bombeiros. O fato aconteceu na noite de ontem (24/2), por volta das 19h20.
“Ao chegarem ao local, os bombeiros foram recebidos pelo proprietário do imóvel, que indicou o ponto onde a serpente estava abrigada, sob uma mesa. Após capturada de forma segura, a jararaca, ilesa e aparentemente saudável, foi transportada até uma reserva ambiental e devolvida ao seu ambiente natural”, informou a corporação.
A MAIS PERIGOSA
Segundo o biólogo Henrique (conhecido youtuber “Biólogo das Cobras”), 90% dos acidentes com cobras no Brasil acontecem com jararacas. Por isso, são consideradas as mais perigosas do país.
Contudo, ainda segundo o estudioso, a mais letal brasileira é a cascavel (as mortes são mais frequentes quando a vítima é picada por ela) e mais venenosa, por sua vez, é a coral-verdadeira (com maior toxicidade).
“As cascavéis não são agressivas e não atacam humanos se não forem provocadas; na verdade, elas são bastante tímidas. No entanto, possuem veneno bastante tóxico e podem ser muito perigosas se incomodadas ou manuseadas”, informou a Enciclopédia Britannica.

“Apesar de representar todo esse perigo, a coral-verdadeira é muito tímida e vive geralmente escondida entre a vegetação rasteira, buracos no chão e debaixo de pedras. Além disso é um animal tranquilo, que em raras ocasiões ataca”, divulgou o site do Instituto Butantan.
