O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) está intensificando a fiscalização de estruturas utilizadas no Carnaval para garantir a segurança dos foliões e prevenir acidentes.
Ações serão realizadas em todas as regiões do estado ao longo da semana, com foco na verificação de responsabilidade técnica em palcos, arquibancadas, camarotes, sistemas elétricos e trios elétricos.
Em Belo Horizonte, onde a previsão é de 6,6 milhões de foliões em 2025, a fiscalização será reforçada nos principais pontos de concentração. No interior do estado, aproximadamente 80 fiscais vão percorrer os espaços festivos para assegurar o cumprimento das normas.
FISCALIZAÇÃO AMPLIADA E EM DUAS ETAPAS
Neste ano, a fiscalização foi expandida para todos os municípios mineiros e dividida em duas fases.
A primeira envolveu o envio de ofícios às prefeituras, solicitando informações sobre contratação de profissionais técnicos para os eventos. Na segunda etapa, fiscais do Crea-MG visitarão cerca de 160 cidades, selecionadas de acordo com o porte das festividades, para verificar a presença de responsáveis técnicos nas seguintes atividades:
- Instalação de sistemas de iluminação, geração de energia e equipamentos de som.
- Projetos de prevenção e combate a incêndios.
- Montagem de palcos, arquibancadas e camarotes.
- Segurança em trios elétricos, incluindo inspeção veicular e laudos técnicos.
O presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, destacou a importância da fiscalização para evitar acidentes.
“A segurança dos foliões também depende da engenharia. A presença de um responsável técnico na montagem das estruturas é essencial para garantir que tudo seja feito corretamente e com segurança. O Crea-MG trabalha para impedir que atividades técnicas sejam executadas por pessoas sem habilitação, assegurando um Carnaval seguro para todos”, afirmou.
Em 2024, a fiscalização do Crea-MG no período de Carnaval ocorreu em 127 cidades e contou com 48 fiscais.
O Crea-MG também disponibiliza a cartilha “Segurança em eventos temporários – Orientações sobre a Responsabilidade Técnica”, que reúne normas e diretrizes para a montagem segura de estruturas. O material pode ser acessado gratuitamente pelo link: CLIQUE AQUI.