Somente neste mês de fevereiro, o União Sport Club de Itabirito (na Região Central de Minas) foi alvo de três furtos consumados e uma tentativa de furto de fios de cobre. Ao todo, a direção do União calcula que o prejuízo, incluindo a mão de obra, seja de R$ 30 mil a R$ 40 mil. Neste domingo (28), por volta das 22h30, a Polícia Militar (PM) prendeu três autores que tentavam mais uma ação criminosa contra o clube.
O primeiro crime contra o União foi na sede. Os outros dois, bem como a tentativa, foram no campo.
Não se sabe se os autores envolvidos nos quatro casos são os mesmos, mas desconfia-se que sim.
Tentativa frustrada
Na noite deste domingo (28), a vizinhança do Campo do União acionou a direção do clube quando percebeu, dentro do estádio, um clarão proveniente de um curto-circuito. O curto teve a ver com o corte de fios feito pelos autores.
Imediatamente a PM foi acionada. Em ação rápida, os três suspeitos foram cercados e presos com o material.
Como foi a ação policial
A equipe policial se deslocou para o campo, cercando as duas saídas, quando foram avistados três indivíduos, em atitude suspeita, carregando baldes com fios de cobre.
Os indivíduos tentaram fugir pulando o muro dos fundos do campo, mas foram surpreendidos pelo policial militar que estava estrategicamente posicionado. Eles receberam ordem de parada e foram presos em flagrante.
No campo, foram apreendidos: três baldes e uma mochila com fios de cobre e ferramentas.
Um veículo Gol, de cor preta, que estava com os autores, também foi apreendido e rebocado para o pátio credenciado.
Os autores têm 23, 25 e 26 anos. O nomes não foram divulgados.
Os detidos moram próximo ao Cristo, no bairro Tombadouro. Inclusive no Alto do Cristo houve furtos do mesmo tipo recentemente. A suspeita da direção do clube é que o material seria usado como moeda de troca para aquisição de drogas.
Os autores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de plantão, onde foram entregues os materiais apreendidos.