Um homem (de 20 anos) foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Mariana (MG) por maus-tratos a um cão da raça pastor alemão. O animal, que pertencia ao sujeito, foi encontrado morto e em estado de decomposição dentro da residência do tutor, no bairro Santo Antônio.
O caso se deu na última terça (4/2), mas só foi divulgado hoje (6/2). Segundo a GCM, a guarnição recebeu denúncias sobre um forte odor vindo da casa.
No local, os agentes se depararam com a residência em condições precárias (com entulhos, roupas velhas etc) e sem água ou alimentação para o cão – situação que, de acordo com a guarnição, pode ter levado o animal a óbito.

Questionado sobre a situação, o homem, que já é conhecido do meio policial e possui extensa ficha criminal, alegou que estava viajando nos dias anteriores e que havia solicitado que um amigo tratasse do animal, porém, ele não soube informar se o companheiro esteve no local.

Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante por crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, e foi encaminhado para delegacia.
Nesse caso, o crime é inafiançável e a pena é agravada pois envolve a morte de um cão.
