![Ouro Preto disputa título concedido pela Unesco na categoria Artes Populares e Artesanato Ouro Preto disputa título concedido pela Unesco na categoria Artes Populares e Artesanato](https://radargeral.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Vitima-2025-02-05T140348.462-696x392.jpg)
Na categoria “Artes Populares e Artesanato”, Ouro Preto (MG) é candidata ao título de Cidade Criativa concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cerimônia de lançamento da candidatura aconteceu em 30/1, quando também foi assinado o Plano Municipal de Economia Criativa (PMEC). “A Cidade Patrimônio é o 1º município de Minas Gerais a ter um plano exclusivo para o setor”, informou a Prefeitura.
“Essa candidatura ressalta a importância das artes e artesanato para a população de Ouro Preto e como a cultura em volta dessas práticas são a forma de sustento de diversas famílias por gerações”, salientou a administração municipal.
Na disputa, Ouro Preto recebe apoio de João Pessoa – única cidade do Brasil a portar o título de Cidade Criativa na mesma categoria em que Ouro Preto concorre. Em MG, apenas Belo Horizonte tem a chancela de Cidade Criativa, porém na categoria da gastronomia.
A respeito da importância do Plano Municipal, Alissandra Nazareth, professora da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), explica que foi realizado um mapeamento e diagnóstico na sede e distritos.
![Ouro Preto disputa título concedido pela Unesco na categoria Artes Populares e Artesanato](https://radargeral.com.br/wp-content/uploads/2025/02/photo_4981297860561710717_y-1024x576.jpg)
“Foram chamados a participar, todos que têm algum envolvimento, de certa forma com turismo, alguma atividade empreendedora, voltada ao artesanato ou a própria gastronomia. Então, juntos a gente colocava algumas questões e íamos construindo então esse diagnóstico, foi um mapeamento de como que o distrito se encontrava no que diz respeito economia criativa. Por fim, elaboramos o Plano de Economia Criativa que passou pela Câmara de Vereadores e foi assinado pelo prefeito Angelo Oswaldo se tornando uma política pública”, explicou ela.
ECONOMIA CRIATIVA COMO EIXO DO PLANO DE APOIO À DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA DE OURO PRETO (Pade)
No dia 20/12 de 2024, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, foi incluído o eixo economia criativa nas ações do Pade.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra, “a economia criativa tem um potencial muito grande, por isso ela foi inserida também como eixo”.
O QUE É O PROGRAMA DA UNESCO?
Criado em 2004, o programa Cidades Criativas busca promover a cooperação entre municípios que reconhecem a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.
Atualmente, mais de 300 cidades ao redor do mundo integram essa rede, sendo 14 delas no Brasil.
“Se aprovada, a cidade entrará para a Rede de Cidades Criativas da Unesco. O que fortalece ainda mais a identidade de Ouro Preto, e promove novas oportunidades para a economia local”, finalizou a Prefeitura.
![](https://radargeral.com.br/wp-content/uploads/2025/02/30012025_candidatura-Ouro-Preto-cidade-criativa_Foto-Ane-Souz_0A8A6504-1024x682.jpg)