Angelo Oswaldo é eleito presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais
Angelo foi eleito na quarta (29/1) - Foto: Peterson Bruschi
Compartilhe:

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, foi eleito presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) para o biênio 2025-2026.

Segundo o site da Prefeitura de Ouro Preto, a eleição ocorreu na última quarta (29/1), durante a assembleia-geral realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a participação de representantes dos municípios membros.

A nova diretoria da entidade terá o prefeito de Diamantina, Geferson Burgarelli, como vice-presidente, e o prefeito de Santa Bárbara, Alcemir Moreira, como segundo vice-presidente.

Membro fundador da ACHMG, Angelo Oswaldo reforçou a importância da gestão para o fortalecimento do turismo e da valorização cultural de Minas Gerais. “Nosso estado é o principal destino turístico do país, e nossa riqueza está na cultura. Temos um patrimônio diversificado que atrai visitantes e gera desenvolvimento econômico”, destacou. Ele ressaltou que Minas Gerais detém cerca de 50% do acervo histórico do Brasil, atraindo turistas de diversas partes do mundo.

Criada em 2003, a ACHMG é composta por 35 municípios, incluindo quatro reconhecidos como patrimônios mundiais pela Unesco: Ouro Preto, Diamantina, Belo Horizonte (Complexo da Pampulha) e Congonhas (Santuário do Bom Jesus de Matosinhos).

A entidade atua na preservação, manutenção e divulgação do patrimônio cultural, arquitetônico e histórico de Minas Gerais, além de fomentar parcerias para eventos tradicionais, como o Carnaval e a Semana Santa.

Entre os municípios que integram a associação estão Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases, Congonhas, Campanha, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Grão Mol, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Piranga, Pitangui, Prados, Raposos, São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Serro, São João del-Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.

Compartilhe: