“Pretendo me dedicar ao máximo para, junto a toda equipe do 52º Batalhão, prestar serviços ainda melhores para a comunidade e visitantes da região. Pretendo também melhorar as condições de trabalho dos nossos valorosos policiais militares e funcionários civis. O trabalho que desenvolveremos será em parceria com a comunidade ordeira e com as autoridades constituídas, buscando promover a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, valorizando as pessoas e contribuindo para a garantia de um ambiente seguro para se viver, trabalhar e empreender em nossa área de recobrimento”.
A fala entre aspas é do novo comandante do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), o tenente-coronel Joilson Fernandes Bittencourt. O batalhão é responsável por Ouro Preto, Itabirito, Mariana e Diogo de Vasconcelos, municípios da Região Central de Minas.
A solenidade de transmissão e assunção de comando aconteceu em 26 de janeiro. Contudo, as informações foram repassadas à imprensa da região somente nesta quarta-feira (10).
A cerimônia aconteceu na sede da 3ª Região da Polícia Militar (3ª RPM), em Santa Luzia (MG), e foi transmitida pelo Instagram.
O tenente-coronel Ademir Siqueira de Faria deixou o comando do 52º BPM para assumir o comando do 9º Batalhão, em Barbacena (MG).
Experiência
O tenente-coronel Joilson deixou o comando da 11ª Companhia (Cia) da Polícia Militar Independente, em Pedro Leopoldo (MG), no dia 19 de janeiro.
Natural de Congonhas (MG), Joilson tem 44 anos e entrou para a Polícia Militar de Minas Gerais em 31 de janeiro de 1997.
No 52º Batalhão, ele já comandou a 250ª Cia, em Itabirito, entre janeiro de 2011 e julho de 2013. Joilson trabalhou também no 31º Batalhão (Conselheiro Lafaiete) e no Gabinete Militar do Governador.
A promoção a capitão aconteceu em dezembro de 2010; a major, em dezembro de 2015; e a tenente-coronel, em dezembro de 2019. “Poder retornar à região para comandar o 52º Batalhão, unidade com a qual me identifiquei bastante, é um privilégio”, disse ele.
Também houve mudança no subcomando do 52º BPM, agora assumido pelo major Giovanni Sebastião Mendes, oficial que já trabalhou na administração da unidade, na 250ª Cia, comandou a 248ª Cia, em Ouro Preto e a 239ª Companhia, em Mariana.