A barragem Campo Grande, na mina Alegria, em Mariana (MG), teve seu nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM) na última segunda (16/12). A estrutura recebeu Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, atestando a sua segurança.
“A melhora das condições de estabilidade foi possível graças ao avanço do processo de descaracterização, que está previsto para ser concluído em 2026. A barragem Campo Grande é uma das 30 estruturas incluídas no Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da Vale, que recebeu mais de R$ 10 bilhões em investimentos desde 2019”, informou a empresa.
A retirada de nível de emergência da barragem Campo Grande foi realizada pela ANM e devidamente comunicada pela Vale aos órgãos reguladores e fiscalizadores competentes. A estrutura permanecerá em nível de alerta e recebendo acompanhamento dos órgãos competentes até que haja a conclusão de toda a documentação necessária, conforme a legislação vigente.
SEGURANÇA DAS BARRAGENS
A Vale informa tem trabalhado para aprimorar a gestão e segurança das suas barragens e contribuir para um ciclo mais sustentável da mineração no Brasil, mais seguro para as pessoas e para o meio ambiente.
Ao todo, 16 barragens da empresa deixaram o nível de emergência desde 2022. Das 15 que ainda mantêm algum nível de emergência, nenhuma delas opera recebendo mais rejeitos. Além disso, todas as barragens construídas pelo método a montante estão em processo de descaracterização. Tal inciativa tem como base Resolução de 2019, publicada pelo governo Bolsonaro (para eliminar esse tipo de barragem).
A mineradora informa ainda que as principais barragens da Vale são monitoradas 24h por dia e 7 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem quando são necessárias ações preventivas ou corretivas.