Após o fim da Série C do Campeonato Brasileiro de 2024, David Francisco Trindade Braga (de 22 anos) foi eleito o jogador revelação do torneio.
Nascido e criado em Itabirito, o meia se destacou na temporada histórica do Athletic, equipe de São João del-Rei que disputou a Série C pela primeira vez e conseguiu uma campanha espetacular, classificando-se para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Ao Radar Geral, David contou um pouco sobre o sentimento com o acesso da equipe: “A melhor sensação possível. Estou muito feliz por tudo que construímos este ano. Tínhamos metas a serem alcançadas e, com o trabalho de todo o grupo, conseguimos nosso objetivo”, afirmou.
Trajetória até o profissional
David passou por escolinhas conhecidas de Itabirito, como o Usina Esperança e o Vila, esta última permaneceu até os 17 anos. Ele conta que teve oportunidades de jogar em outras equipes, mas acabou não indo.
O atleta então começou a jogar em times amadores da cidade e da região, até que, em 2021, surgiu a oportunidade de atuar em São Paulo pelo Desportivo Brasil, equipe que jogou o principal torneio de base do país, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após bom desempenho, ele subiu para a categoria profissional e, em 2023, foi contratado pelo Athletic para a disputa do Campeonato Mineiro.
Novamente, o jogador foi destaque, chegando a ser eleito o melhor em campo no primeiro jogo da semifinal contra o Atlético Mineiro. Pelo ótimo futebol apresentado, David chamou a atenção do Atlético Goianiense, que o contratou por empréstimo para a Série B do mesmo ano.
Já em 2024, o atleta voltou ao Athletic quando, segundo ele, teve a melhor temporada da carreira. Em 25 jogos, o itabiritense se destacou e foi decisivo, com 7 gols e 3 assistências, o que garantiu sua presença na seleção/time ideal do torneio.
Premiações, trabalho e família
Embora tenha ficado com o vice-campeonato da Série C, David conquistou o Troféu Inconfidência, torneio disputado entre os clubes que ficaram entre o 5º e o 8º lugar na primeira fase do Campeonato Mineiro, que dá ao campeão uma vaga para disputar a Copa do Brasil no ano seguinte.
Sobre as premiações da temporada, o meia enfatizou que tudo isso só foi possível graças ao trabalho e, principalmente, à sua família: “É meu melhor ano desde que me tornei atleta profissional. Minha maior motivação sempre foi minha família, minha esposa e meu filho, que acabou de nascer”, ressaltou.
Sonhos podem se tornar realidade
Pode-se dizer que David conseguiu realizar um sonho de criança e hoje serve de exemplo e inspiração aos jovens atletas da cidade: “Aconselho a todos a lutarem pelo seu sonho. Sempre tive essa meta de ser um jogador profissional e ajudar minha família. Nunca desistam, mesmo em momentos difíceis”, finalizou.