Danilo Donato: da luta contra o vício à vitória nas eleições de Itabirito, com a bênção de Nikolas Ferreira  
Danilo vence as drogas e as eleições. Na imagem, ele em Brasília - Foto: Diviulgação
Oktobeer fest Farid
Meplo
Compartilhe:

Danilo Donato (de 36 anos) adotou o nome político de “Danilo Donato do Só por Hoje” para disputar as eleições para vereador em Itabirito (MG) neste ano. Na lanterna, Danilo foi eleito com 522 votos.

Ou seja, deram certo as estratégias do candidato, entre elas: 1- a exposição de sua vida como ex-dependente (daí o nome “Só por Hoje”, em referência a grupos de ajuda) e da vitória em sua recuperação; 2- seu trabalho no auxílio para que outros dependentes possam se livrar das drogas e 3- o apoio declarado do deputado federal Nikolas Ferreira (do mesmo partido de Danilo, ou seja, o PL).

Vale ressaltar que foi a 1ª vez que o Danilo Donato, que é irmão de Denis Donato (da Adesiap), se candidatou. Confira a seguir a entrevista feita pelo Radar:

RADAR GERAL- Como é que Nikolas Ferreira decidiu apoiar o senhor?  

DANILO DONATO – O fenômeno Nikolas Ferreira conheceu o meu projeto, fiz alguns cursos de qualificação e fui escolhido como vereador do município que ele iria apoiar, principalmente por defender os princípios que são Deus, Pátria, Família e Liberdade (…). Tive o apoio também do deputado federal Eros Biodini (PL), que foi parceiro do Projeto Só por Hoje da Adesiap (antiga Adesita), durante os 9 anos que fui coordenador, e da deputada estadual Chiara Biodini (PP).

RADAR – Esperava vencer ou foi uma surpresa? A que o senhor deve a sua vitória?

Entrei na campanha para vencer. Esta vitória devo a Deus, minha família e aos meus irmãos e familiares que ainda sofrem com o uso de álcool e outras drogas, pois foi por eles que entrei para a política.

Danilo com a família no Mineirão – Foto: Divulgação

RADAR – O senhor é um conservador? Tal posicionamento têm relevância quando se pensa especificamente no dia a dia de Itabirito?

Minha campanha deixou muito claro o que eu defendo: Deus, Pátria e Família. Sou contra a ideologia de gênero, a liberação das drogas, o aborto, entre outros. Serei a voz da direita em Itabirito na Câmara Municipal de Vereadores. Vou defender sempre o que for bom para nossa população, respeitando sempre o próximo.

RADAR – O senhor está registrado no TSE como “Danilo Donato Só Por Hoje”. Com base nisso e na sua propaganda eleitoral, pergunto: como foi sua vivência no mundo das drogas?

Meu uso de álcool e outras drogas teve início bem cedo. Apesar de muitos não considerarem o álcool como uma droga pesada, foi por meio dele que fui levado a todo tipo de dores possíveis. O álcool é visto como celebração em muitos lugares. Uma ilusão que me levou ao uso de outras drogas. Não preciso falar tudo que passei no uso abusivo de álcool e outras drogas. As histórias são as mesmas, só muda o personagem. Eu perdi! Mas graças a Deus, encontrei o caminho da recuperação, através da espiritualidade, família e grupos de mútua ajuda. Hoje eu vivo um dia de cada vez, ‘só por hoje’.

RADAR – Como o senhor vê centenas (ou talvez milhares) de pessoas se perdendo em Itabirito em função do crack e/ou da bebida?

Uma situação triste. Uma pessoa no álcool e/ou em outras drogas, além do sofrimento pessoal, acaba impactando no mínimo 20 pessoas da família. Ela usa, mas depois sofre em uma ressaca moral (…). Somos uma cidade rica, mas que não possui uma política pública de prevenção, atendimento e ressocialização. Vamos mudar essa realidade.

RADAR – Sabe-se que muitos usuários e dependentes não querem sair do mundo das drogas, mas para aqueles que querem: qual é o caminho e como o senhor na condição de vereador pode ajudar?

Como apresentado na minha proposta, vamos trabalhar muito na prevenção, em especial, com a educação, esporte e cultura. Temos que ativar a rede, município, conselhos, grupos de mútua ajuda, entidades e, lógico, a população. A solução é a integração de todos para ajudar àqueles que queiram uma nova vida.

RADAR – Por favor, não responda “serei neutro” ou “serei do independente”, a pergunta é: o senhor pretende ser oposição ou situação ao prefeito Dr. Elio?

Serei a favor do que for de fato melhor para minha população dentro dos valores que defendemos. E aquilo que não for, pode esperar meu posicionamento na Tribuna.

RADAR – Que tipo de vereador o senhor será?

Um vereador muito atuante, vou honrar aos meus eleitores, em especial, mães, pais e esposas que sonham com dias mais leves, sonham com um mundo com menos sofrimento.

Compartilhe: