Obras de alargamento do viaduto sobre a BR-356, próximo ao BH Shopping, começam em novembro
Viaduto no bairro Belvedere, em BH - Foto: Flavio Tavares / O Tempo
Oktobeer fest Farid
Meplo
Compartilhe:

A obra de alargamento do viaduto sobre a BR-356, próximo ao BH Shopping, no sentido Belvedere-Santa Lúcia, está prevista para iniciar na primeira quinzena de novembro.

A intervenção, que tem como objetivo desafogar o trânsito na região, foi confirmada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Segundo o superintendente Henrique Castilho, ao Jornal O Tempo, a licitação foi homologada e a ordem de serviço deverá ser emitida nos próximos 30 dias.

“A empresa fará a assinatura do contrato, definirá o cronograma e outras burocracias. A previsão é que as obras comecem até a primeira quinzena de novembro”, informou Castilho. A obra, que faz parte de um pacote de mobilidade nas proximidades do BH Shopping, deverá ser concluída em até dois anos. Ao todo, quatro intervenções serão realizadas na região, sendo duas de responsabilidade de Belo Horizonte e duas da prefeitura de Nova Lima.

A intervenção no viaduto visa a aliviar o tráfego no entroncamento da avenida Raja Gabaglia com a MGC-356, área frequentemente afetada por congestionamentos.

A obra inclui o alargamento do viaduto, ampliando a plataforma de cinco para seis faixas, além da reconstrução de barreiras de segurança e a adequação de alças e ramos de acesso. A intervenção também adicionará uma faixa de tráfego no sentido Nova Lima – Belo Horizonte.

O investimento total será de R$ 16,1 milhões, com recursos do Tesouro Municipal, e a empresa contratada terá 720 dias para concluir o projeto.

Além do alargamento do viaduto, Belo Horizonte também será responsável pela construção de um novo viaduto, que permitirá o acesso direto entre a BR-356 e a MG-030, sem a necessidade de passar pelo Trevo da avenida Raja Gabaglia. O projeto executivo está em fase final, com licitação prevista para novembro, e a obra terá prazo de execução de 18 meses.

A prefeitura de Nova Lima também prevê duas obras de alargamento de pistas, mas o início de uma delas, um viaduto em formato de “ferradura” ligando a MG-030 à BR-356, foi atrasado por problemas ambientais. A intervenção, que inicialmente afetaria a Estação Ecológica do Cercadinho, teve seu projeto readequado para atender às exigências do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Após ajustes e aprovações necessárias, a prefeitura espera iniciar as obras ainda em 2024. “Estamos comprometidos em acelerar os trâmites para viabilizar o projeto o mais rápido possível”, informou a administração municipal.

Compartilhe: