ITABIRITO (MG) – Toda terça-feira, há 1 ano, um grupo de mulheres se reúne na quadra da Escola Municipal Padre Antônio Cândido, no distrito de São Gonçalo do Bação, para participar das aulas gratuitas de Zumba, sob a orientação da instrutora Aline Santos.
Patrocinada pelo Terminal Ferroviário de Bação (TFB), a atividade foi escolhida pela própria comunidade. “Desde então, as noites de terça no distrito ganharam novo ritmo e novo sentido”, informou a empresa.
Misturando movimentos aeróbicos com coreografias latinas, ao som de salsa, mambo, merengue e reggaeton, a zumba oferece um treino completo que promove o condicionamento físico geral, com destaque para o cardiovascular, além do fortalecimento das pernas e dos glúteos.
No entanto, os benefícios vão além do corpo. “É impossível sair de uma aula sem um grande sorriso no rosto e cercado por novos amigos”, disse a aluna Nilda Martins.
Segundo o TFB, é justamente essa sensação de alegria que mantém o grupo unido e motivado. “A atividade física estimula a liberação dos hormônios da felicidade no cérebro, como a serotonina, dopamina e noradrenalina”, explicou Aline – que acompanha de perto as mudanças positivas nas participantes. “Elas saem das aulas mais leves, não só fisicamente, mas também emocionalmente. É uma transformação que vai além da forma física”, concluiu.
De acordo com a empresa, o projeto é um exemplo de como a união entre a comunidade e a iniciativa privada pode trazer benefícios significativos para a saúde e bem-estar de todos. “As aulas de zumba em São Gonçalo do Bação são, sem dúvida, uma prova de que dançar é uma das melhores formas de se viver bem”, disse a instrutora.