Morte em Itabirito: trabalhador tinha mais de 10 anos de experiência como operador de escavadeira
Marco (a vítima) e como ficou a escavadeira - Fotos: Radar Geral e enviada ao site
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Matéria ATUALIZADA às 15h06 de 29/9/2024, com modificação da declaração do representante da empresa.

ITABIRITO (MG) – Marco Vinicio de Oliveira. Esse é o nome do trabalhador que morreu operando uma escavadeira dentro do Rio Itabirito, durante desassoreamento do leito.

O fato se deu na manhã deste sábado (28/9), entre o Padre Adelmo e o Padre Eutáquio, perto da ponte que liga esses dois bairros. O operador era funcionário Ouro Minas Cooperativa – que venceu o processo licitatório da Prefeitura para a execução do trabalho.

O Radar Geral conversou com Joaquim Cesário Cota Filho, representante da empresa, que não pôde falar muito tempo com a reportagem pelo fato de estar lidando com situações envolvendo a fatalidade. Mas chegou a afirmar que Marco “tinha mais de 10 anos de carteira assinada como operador de escavadeira”.

NOTA DA REDAÇÃO

Depois desta matéria pronta, Joaquim procurou o Radar e disse que se expressou mal ao dizer à reportagem que “muito provavelmente, houve negligência por parte do operador”.

O representante da Ouro Minas enfatizou que a máquina ainda não foi retirada, não há conclusão de perícia e qualquer opnião acerca das causas do acidente é precipitada e infeliz: “O que falei não foi correto. Eu estava nervoso. Nem me lembro exatamente da minha declaração (…). O problema pode ter sido da máquina. (…). Ele era um rapaz muito experiente e profissional”.

O RESGATE

Marco morreu depois que a máquina tombou. Somente as esteiras da escavadeira ficaram à vista. Para que a 2ª ala operacional da Brigada Municipal pudesse acessar o corpo, uma outra escavadeira foi utilizada.

Quando o trabalhador foi retirado de dentro da cabine (que ficou debaixo d’água), o compartimento estava completamente assoreado.

A Policia Civil realizou trabalho de perícia no local e o corpo foi levado para o IML de Itabirito.

Nota oficial da Prefeitura de Itabirito

Em resposta à demanda de imprensa relativa ao acidente com uma escavadeira anfíbia que realizava serviços de desassoreamento no Rio Itabirito, a Prefeitura informa que a Brigada Municipal prestou imediato socorro, atuando para o resgate do operador, que não sobreviveu.

A Administração Municipal lamenta profundamente o falecimento do trabalhador e solidariza-se à família enlutada.

A empresa Ouro Minas Cooperativa, prestadora do serviço em questão, é devidamente contratada pelo município para realizar o trabalho, como tem sido feito nos últimos anos.

A Prefeitura já solicitou a implantação de barreira ecológica e tomada de providências para evitar derramamento de óleo no rio durante a retirada da máquina.

A perícia da Polícia Civil apontará as causas dessa fatalidade.

Leia mais:
Escavadeira vira e operador morre durante desassoreamento do Rio Itabirito; VEJA VÍDEO  

Veja vídeo:

Compartilhe: