Itabirito (MG) – Após publicação da matéria do acidente que aconteceu na tarde de ontem (17/8), na Estrada do Padre Adelmo, em que uma moto acabou debaixo do ônibus da Herculano Mineração, familiares do motociclista procuram o Radar Geral e contaram o que teria acontecido.
Uma familiar relatou: “Ele (o motociclista) estava desviando de ‘pedestres e crianças’ que estavam no meio da rua, bem na curva. Quando ele desviou, o ônibus da Herculano estava na mão contrária e retornando a direção para a mão dele (do coletivo)”.
E ela continuou: “Acredito que (segundos antes) o ônibus ‘estava’ parado para descer algum passageiro. Então ele (o condutor da moto) deu de frente com o coletivo e, graças a Deus, no susto pulou da motocicleta. Não teve nenhuma fratura e os próprios médicos disseram que ele nasceu de novo”.
“Foi um momento traumático para todos nós. E ver em uma reportagem coisas que não aconteceram, nos deixa mal como família. E próprio (motociclista) ainda está muito assustado com a situação. Ele ficou em estado de choque”, disse a familiar.
Entretanto, antes de começar a relatar a possível dinâmica do acidente, a familiar perguntou ao Radar Geral: “Vocês tiram informações falsas de onde? Colocar isso exposto na internet é muito sério. Uma frase é muito verdadeira: ‘a mídia mata uma pessoa sem que ela esteja morta’”.
OUTRO LADO
O Radar Geral esclarece que informações sobre acidentes, a princípio e normalmente, são repassadas por quem presta o socorro.
A família afirma que não houve fratura na perna do condutor da moto (conforme relatado pela reportagem – com base nas informações iniciais). Contudo, para quem prestou o socorro parecia (no 1º momento) que havia uma fratura.
Sabe-se que a familiar deve ter falado em morte no sentido figurado, na intenção de dizer que mídia inventa informação. Contudo, literalmente falando, o Radar não relatou, em nenhum momento, qualquer óbito, e também não deu (na 1ª matéria) detalhes da dinâmica.
Em muitos acidentes, dados errôneos são divulgados por quem presta socorro e pela imprensa. A intenção não é mentir por mentir – isso seria péssimo para qualquer site ou jornal, ainda mais em uma cidade pequena, como Itabirito. E é justamente por meio de novos relatos e, portanto, novas informações que outras versões do fato podem ser divulgadas.
E foi isso que aconteceu na 1ª matéria em que nomes não foram citados – o que significa que a grande maioria dos internautas não chegaram a identificar o motociclista.
A equipe do Radar Geral agradece a essa familiar da vítima do acidente por ter procurado a Redação.
EM TEMPO: na mesma noite em que a matéria foi ao ar, a parte que fala em fratura na perna do condutor foi atualizada com base em relato de familiares.
Leia 1ª matéria sobre o assunto:
Itabirito: em acidente na Estrada do Padre Adelmo, moto vai parar debaixo de ônibus da Herculano