Olimpíadas 2024: Alison dos Santos, o Piu, conquista a medalha de bronze nos 400m com barreiras
Alison dos Santos, o Piu, é bronze em Paris - Foto: Wagner Carmo
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Nesta sexta (9/8), Alison Brendom dos Santos, mais conhecido como Piu, garantiu sua segunda medalha olímpica de bronze nos 400m com barreiras, repetindo o feito das Olimpíadas de Tóquio.

Piu, que nos últimos anos revolucionou a forma de correr a prova com uma técnica inovadora, cruzou a linha de chegada em terceiro lugar com exatos 47s26.

O americano Rai Benjamin levou o ouro com o tempo de 46s46, enquanto o norueguês Karsten Warholm, com 47s06, ficou com a prata.

Alison dos Santos é o único atleta capaz de alternar entre a perna esquerda e direita ao transpor quatro barreiras consecutivas, utilizando apenas 12 passos entre elas – um feito raro, dada a complexidade técnica da prova. Essa estratégia inovadora rendeu ao brasileiro o terceiro melhor tempo da história, 46s29, alcançado no Campeonato Mundial de Atletismo de 2022.

Piu mostrou força desde o início, mantendo a terceira posição de forma segura. Nos metros finais, chegou a ameaçar a prata de Warholm, mas o norueguês, campeão olímpico em Tóquio e recordista mundial com 45s94, resistiu e garantiu o segundo lugar. Rai Benjamin, dono do segundo melhor tempo da história (46s17), dominou a prova e ficou com o ouro.

Embora nenhum dos três atletas tenha batido seu recorde pessoal, a disputa pelo pódio foi acirrada, rememorando a intensa rivalidade vista nos últimos anos. Todos sofreram com lesões sérias ao longo do ciclo olímpico, mas continuaram a brilhar nas competições internacionais, alternando vitórias e consolidando-se como os principais nomes da modalidade.

Compartilhe: