O boletim epidemiológico da Prefeitura, desta sexta-feira (15), informa que aconteceu o 36º óbito em Itabirito (Região Central de Minas) por complicações decorrentes da Covid-19. A morte se deu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Trata-se de “uma senhora idosa. Ela veio da casa dela. Estava doente havia três dias. Chegou à UPA já grave. Foi intubada e faleceu nesta quinta-feira (14) à noite”.
Segundo o boletim, “a rapidez da evolução desta perda não é típica de Covid. É mais comum que haja piora depois de uma semana de sintomas, mas pessoas idosas realmente podem piorar rápido. Importante também dizer que o teste de swab dela foi negativo, mas a imagem do RX sugere pneumonia viral. Dessa forma, é nosso segundo óbito confirmado por critério clínico”.
Ainda de acordo com o boletim, “diferentemente de adultos em geral, os sintomas em idosos podem ser prostração, mudanças de humor, confusão mental, desânimo e alguma falta de ar. Não é raro que não tenham febre”.
Um alerta: “Nesses casos, as pessoas que convivem diariamente percebem com mais facilidade quando há algo de errado e devem considerar que essas alterações merecem consulta, mesmo considerando o temor de levar alguém idoso à UPA, onde há algum risco de exposição por proximidade com outras pessoas doentes”, informou o boletim.