Na manhã desta terça (16/7), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), visitou a Escola Estadual Intendente Câmara, em Itabirito (Região Central de Minas).
Zema quis conhecer a instituição de ensino pelo fato de ter sido uma das vencedoras do Prêmio Germinar 2024. Mas antes ele esteve no Centro Administrativo da Prefeitura (antiga Fábrica Velha), onde conversou sobre investimentos no estado.
O chefe do Executivo estadual está a caminho de Mariana. Isso porque hoje é o Dia de Minas, quando a capital do Estado é transferida para o município marianense (1ª capital mineira), que comemora 328 anos de fundação neste ano.
A conquista da escola
O Germinar é uma iniciativa da Gerdau que visa incentivar e reconhecer a prática da educação ambiental nas instituições de ensino públicas/privadas de Itabirito, Congonhas, Conselheiro Lafaiete Ouro Branco, Ouro Preto (exclusivamente os distritos de Mota, Miguel Burnier e Engenheiro Correa) e Moeda.
A escola de Itabirito foi a vencedora na categoria Fruto, com o projeto “Aquaponia: produção de peixes e hortaliças no mesmo lugar”
A professora da instituição, Flávia Natália Medanha, explica que o objetivo do projeto é criar peixes junto com as plantas, em um sistema de circuito fechado, e, dessa forma, ensinar os alunos sobre sustentabilidade e agricultura sustentável. “Otimizar espaço na escola para poder trabalhar tanto com animais quanto com plantas, essa é a nossa ideia”, disse.
É a 3ª vez que um projeto ambiental no qual trabalhou a professora Flávia vence o prêmio. Contudo, pela 1ª vez pelo Intendente Câmara. Das outras vezes, a conquista se deu por meio de projetos desenvolvidos na Escola Municipal Laura Queiroz.
Parte desta matéria foi feita com base em informações do site da Gerdau.