O programa ‘Brasil que Dá Gosto’ da Record visitou Itabirito (na Região Central de Minas Gerais). A apresentadora Paula Varejão conheceu a história do pastel de angu e participou do processo de produção da iguaria.
Durante o quadro, o historiador Carlos Alberto Antunes falou sobre a origem do alimento. Ele conta que tudo começou nos tempos da escravidão, quando duas mulheres, Maria Conga e Filó, que trabalhavam em uma casa na região que hoje é Itabirito, utilizavam a massa do angu para esconder pedaços de carne e levá-los escondidos para a senzala. Ao amassar a bola de angu com os pedaços dentro, faziam o formato do pastel que é conhecido hoje em dia.
Carlos apresentou uma das mantenedoras do pastel de angu itabiritense, Dona Didi, que ensinou a receita. Logo depois, a apresentadora foi ao Hotel Fazenda Caco de Cuia, em São Gonçalo do Bação, buscar e conhecer melhor o milho orgânico, que dá origem ao fubá utilizado na produção do pastel.
Ela conheceu Rodrigo Machado, proprietário do hotel, que afirma que no local existem várias plantações, entre elas a de milho e a de banana, de onde nasce o famoso umbigo, um dos recheios mais utilizados no pastel de angu.
Por fim, Paula Varejão se encontrou com a dona de casa Rosa da Silva, que a ensinou sobre o preparo do umbigo de banana e sobre o processo até chegar ao ponto certo de comer.
Para os interessados em ver a reportagem completa, basta acessar o link CLIQUE AQUI