Uma proposta de novo feriado em Minas Gerais está sendo discutida na Assembléia Legislativa do estado, O Projeto de Lei 1.401/23, do deputado Leleco Pimentel (PT), propõe que o dia 15 de setembro seja dedicado à celebração de Nossa Senhora da Piedade.
O debate em torno dessa proposta se fundamenta na importância religiosa, cultural, turística, social e econômica da devoção à Nossa Senhora da Piedade, que é a padroeira do estado de Minas Gerais.
Durante uma audiência pública realizada para discutir o projeto, o deputado Leleco argumentou que a instituição do feriado poderia impulsionar as visitas ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Os parlamentares também destacaram que o santuário recebe, em média, 500 mil visitantes por ano.
Ao jornal BHAZ, o deputado explicou que esses locais de devoção que se tornaram verdadeiros redutos para a preservação do meio ambiente, frequentemente ameaçado pelas atividades das mineradoras.
O Santuário de Nossa Senhora da Piedade abriga uma imagem da santa esculpida no século XVIII por Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.
O local é reconhecido pela sua beleza natural e proporciona vistas panorâmicas para diversos municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.
Vale ressaltar que todo o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do santuário foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), demonstrando a relevância cultural e histórica desse patrimônio para o estado de Minas Gerais.