Itabirito (Região Central de Minas) – Na noite desta sexta-feira (1º), em uma solenidade restrita na Câmara de Vereadores, o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) e os 13 vereadores eleitos tomaram posse. Na entrada da Casa Legislativa, houve restrição para que não entrasse mais pessoas que o previsto. Houve também aferição de temperatura e todos os presentes tiveram de usar máscara. Cuidados previstos em tempos de pandemia.
Em seu pronunciamento, Orlando lamentou a ausência de seu vice, Doutor Élio da Mata, cujo pai faleceu nesta sexta-feira (31). “Sei o quanto é difícil perder um pai, um ente querido. Nós torcemos para que você tenha forças, assim como a sua família, para superar esse momento”, disse.
O vereador Léo do Social (PSDB) foi escolhido presidente da Câmara. A chapa de Léo recebeu sete votos contra seis da chapa encabeçada por Igor Nego Liso (PTB). Após a vitória e ao se referir aos seus pais (que assistiram à posse na galeria), o novo presidente se emocionou.
A nova Mesa Diretora é composta também pelo vice-presidente Pastor Anderson do Sou Notícia (MDB), e por Daniel Sudano (Cidadania), na função de secretário.
A vitória de Léo do Social foi possível porque contou com o apoio do MDB (partido que na campanha se manteve “neutro”). A dúvida era saber se Lucas do Zé Maria (MDB), de fato, votaria em Léo. Coisa que aconteceu.
O começo da cerimônia foi presidida por Arnaldo dos Santos (MDB) por ser ele o mais idoso dos vereadores eleitos. “São muitas informações que estão me passando agora. Se eu me atrapalhar, não me levem a mal. Afinal, sou o mais idoso”, brincou Arnaldo provocando risos.
Os quadros de Renê Butekus (PSD) e Rodrigo do Porco (PSD) foram colocados na galeria de ex-presidentes, que fica no hall de entrada da Câmara. Lembrando que Renê está entre os reeleitos.
Ao final da cerimônia, o prefeito e o novo presidente deram entrevistas coletivas à imprensa, que serão publicadas, pelo Radar Geral, no decorrer deste sábado (2).
Além dos já citados na matéria, os vereadores eleitos foram: Márcio Oliveira Juninho (Cidadania), Doutor Edson (Republicanos), Paulinho (Republicanos), Max Fortes (DEM), Grilo (Cidadania) e Fabinho Fonseca (Avante).
Veja a seguir fotos exclusivas feitas pelo Radar:
Matéria atualizada às 19h13 de 2/1/2021.