A rede Dia fechará todas as unidades no país, com exceção dos estabelecimentos de São Paulo. No estado de Minas Gerais, são 41 lojas. Em Itabirito, o supermercado funciona na Praça dos Correios e continuará operando, muito provavelmente, com outro nome.
A previsão é que a unidade itabiritense deixe de pertencer ao Dia. Atualmente, a unidade de Itabirito tem cerca de 16 funcionários. Já foi “Supermercado Central” e poderá voltar ao antigo nome ou se tornar franqueado em outra rede.
O anúncio do fechamento dos supermercados foi feito na quinta (14/3). Em BH e região, outra rede varejista pode ocupar as lojas. Uma reunião on-line aconteceu entre responsáveis pelas unidades do Dia em MG, na tarde desta sexta (15/3), para discutir o assunto.
O grupo belo-horizontino Meu Prata é um dos interessados em operar parte das unidades de BH e região. Hoje, ele é franqueado do Dia. A intenção é manter os supermercados, mas agora com próprio nome.
Hoje a rede Dia tem 587 lojas no país. Somente 244 unidades de SP continuarão funcionando.
Segundo o Grupo Dia, o plano de ajuste foi necessário para a estabilidade da estrutura após persistentes resultados negativos. “As medidas possibilitarão destinar recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina”, diz o Dia, em nota.
Em fevereiro de 2022, uma unidade da rede no bairro Praia, em Itabirito, fechou as portas. Contudo, a loja do Centro continuou por ser franqueada e, portanto, o empresário local assume a maior parte das responsabilidades. Na época, o Radar apurou que o motivo do fechamento (de vários estabelecimentos da rede) seria o não cumprimento de metas de vendas.
Leia também:
Em Itabirito, Dia Supermercado, do bairro Praia, e Lojas Rede fecham suas portas