Ônibus da Serra Verde em Itabirito. Foto - Valter Silva - Reprodução
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Desde as restrições referentes à pandemia de coronavírus, mais exatamente desde 1º de abril, o bairro Marzagão, em Itabirito (Região Central de Minas), passou a ter somente dois horários de transporte coletivo nas segundas-feiras e dois nas sextas-feiras para atender à comunidade (que fica a quilômetros do Centro da cidade com grande trecho de estrada de terra). Ou seja, quem depende exclusivamente do coletivo da empresa Serra Verde e mora no Marzagão, só pode sair da localidade às 7h30 (rumo a Itabirito) e só pode voltar às 17h20. Não há transporte coletivo de terça a quinta-feira nem sequer no sábado e no domingo.

Anteriormente, o ônibus público saía da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, às 7h05, 11h e às 17h com destino ao Marzagão. E depois, saindo do Marzagão com destino ao Centro de Itabirito, às 7h30, 11h30 e 17h20, de segunda a sexta-feira.

A redução no horário tem gerado transtornos para a população local. Uma avalanche de reclamações chegou ao Radar Geral. “Estamos à mercê da sorte, pois nem ônibus tem pra termos a dignidade de ir ao Centro resolver as nossas necessidades. É complicado porque não são todos que têm um carro”, escreveu uma moradora.

Os relatos mostram o desespero dos cidadãos que dependem do transporte público. “Nós aqui do bairro temos uma grande dificuldade com relação ao horário de lotação. Só temos lotação aqui na segunda e sexta e só de manhã e à tarde. Vários trabalhadores e mães com crianças que precisam de consulta médica têm que ir a pé. Chegamos na rua com a roupa toda suja, quando não é barro, é poeira. Então, peço que vocês (do Radar Geral) olhem por nós!”, escreveu outra moradora.

A cada reclamação, uma nova dificuldade é narrada. “Estamos abandonados, sem rede de telefone há três dias. Carro de aplicativo não vem. Quando temos consulta, temos que pagar carro”, explicitou mais um morador.

Foram, ao todo, 15 mensagem (por áudio ou texto) que expuseram situações complicadas. “Eu me chamo Pamella. Moro no Marzagão e aqui a gente sofre muito com o horário de ônibus. Têm muitas pessoas que dependem muito do ônibus pra ir ao médico ou trabalhar. Eu, por exemplo, trabalho e está muito difícil esses horários só segunda e sexta. Quando vou levar minhas meninas ao médico se eu não tiver dinheiro, aliás nem sempre tenho, venho a pé de lá do Centro até aqui (no Marzagão) com uma criança de dois anos no colo e outra de nove anos a pé. É muito difícil. Se vocês (do Radar Geral) pudessem fazer uma reportagem pra nos ajudar, eu agradeceria muito”, disse a mãe.

Resposta da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Itabirito informou que “tem mantido diálogo constante com a empresa concessionária do serviço de transporte público visando assegurar o melhor atendimento à população. A expectativa é de que os horários e linhas do transporte público retornem à normalidade, em toda a cidade, à medida que a situação local da pandemia da Covid-19 atinja índices mais seguros”.

Resposta da Serra Verde

A Viação Serra Verde informou que as linhas que atendem o Marzagão e a região do Bação, por exemplo, não fazem parte do contrato de atendimento da empresa. “Essas linhas só existem a pedido da Prefeitura”, afirmou.

De acordo com a firma, o trabalho da Serra Verde se limita ao chamado perímetro urbano do município. “Com a pandemia, o retorno (financeiro) das linhas (que atendem o Marzagão, por exemplo) caíram muito”, informou a viação.

A empresa salientou que houve redução também nas linhas que atendem a São Gonçalo do Bação e que foi desativada a linha que atendia o distrito de Acuruí.

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