Noite esvaziada marca o fim do Carnaval 2024 de Itabirito
Imagens da último noite de Carnaval - Fotos: Reproduções
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (MG) – Opiniões divergentes (sendo que a maioria são críticas) nas redes sociais marcaram o Carnaval 2024 no município. A noite de terça (13/2) e madrugada de quarta (14/2) tiveram público reduzido. As comparações com a folia de anos anteriores (de 2016 para trás) foram inevitáveis. Contudo, há pontos positivos importantes na festa deste ano.

O advento do funk, a perda da força de blocos e a concorrência de BH fizeram com que a folia em Itabirito tomasse intensidade menor. Por outro lado, houve elogios ao show da banda Cheiro de Amor e de manifestações, como Bandalheira, Urucum e banda Ré Sem Dó (com marchinhas tradicionais).

Bandalheira no último dia de Carnaval – Foto: Reprodução

Aconteceram, de fato, muitas brigas durante os dias de folia. Mas a forte presença da Polícia Militar (PM) as inibiu de forma rápida. Na terça-feira, pelos registros pela PM, houve um furto de celular e quatro foliões tiveram de assinar Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs): três por uso de drogas e um por desobediência.

“O papel da PM foi fundamental para preservação da ordem pública diante das diversas brigas no Circuito Oficial, bem como na prevenção ativa de crimes violentos, pois fechamos o período de Carnaval sem nenhum crime de roubo ou homicídio, sendo, portanto, o melhor resultado no campo da segurança pública em comparação aos últimos anos. Ademais, tivemos poucos registros de furtos, o que também reforça que a presença ostensiva da Polícia Militar garantiu a segurança dos foliões”, relatou o comandante Veríssimo, da PM.

A Guarda Civil Municipal (GM), por sua vez, teve papel importante não somente nos distritos, mas também na segurança do entorno do circuito principal do evento.

“A Guarda esteve presente em todos os dias da festa, promovendo a segurança dos foliões e auxiliando no trânsito (…). A corporação também atuou em Acuruí e São Gonçalo do Bação – locais onde, assim como em Itabirito, não tivemos registros graves”, disse o comandante da Samir, da GM.

Guarda Civil Municipal no último dia de Carnaval de Itabirito – Foto: GM
GM no último dia da festa por volta das 19h30 – Foto: Guarda de Itabirito

“Eu amei todos os dias de Carnaval. Curti muito o show do Minabloco, Urucum maravilhoso, um orgulho pra cidade. Fui ver Unidos da Boa Viagem e amei. Uma pena que tem gente que só enxerga o que é ruim (…). Estou voltando agora pra BH muito feliz com este lindo Carnaval (…). Não sou jovem, tenho 70 anos. Sobre o funk, não posso falar porque nem passei perto (…)”, disse uma internauta na página do Facebook do Radar Geral.

“Muito bom! Galera reclamando que estava vazio, mas não tem como comparar. Agora que o Carnaval de BH voltou, ninguém vem pra Itabirito (…). Antigamente, era até impossível andar na rua de tão cheio, e na minha opinião isso era péssimo, hoje é possível ir com a família e aproveitar de forma mais segura”, ponderou uma internauta pelo Instagram.   

“Bloco Urucum, Minabloco e Unidos da Boa Viagem salvam o Carnaval de Itabirito. Bandalheira também faz o seu papel. Por mim, investia em blocos acústicos e sonorização e volta para a Praça do Julifest. Não teremos mais os carnavais com trios como vivemos até 2013! Não adianta. Isso já não faz mais parte do nosso Carnaval”, escreveu uma internauta por meio do Instagram.

“Péssimo! Parecia mais um baile funk. Muita putaria. Não estava agradável pra ir com família. Já foi a época dos Carnavais em Itabirito (…)”, disse uma internauta via Facebook do Radar.

“De Carnaval, teve quase nada. Difícil até opinar (…). Funk, putaria e vou nem comentar a profanação de templo”, reclamou outra internauta.

“Carnaval em Itabirito já foi muito bom. Eu já curti muito. Era um dos carnavais mais frequentados de Minas. Este ano deixou a desejar. Não teve enfeites na rua. Os blocos nem sei quais saíram. Ruas vazias e só baixaria (…), mas graças a Deus não houve mortes (…)”, opinou uma internauta do Facebook.

“Péssimo. Pior carnaval que já teve”, alfinetou uma internauta, via Instagram.

Também por meio do Instagram do Radar, o prefeito Orlando Caldeira opinou: “Eu adorei. Estiveram presentes as família itabiritenses, as crianças e tocaram todas as bandas da cidade, além de três shows nacionais espetaculares: Demônios da Garoa, Fundo de quintal e Cheiro de amor. Não tivemos nenhum roubo e nenhuma ocorrência de maior violência. Foi um Carnaval da inclusão, com área para PCDs (…)”.

Compartilhe: